A regência do adjectivo falho
Pode-se dizer que uma pessoa "é falha" em um assunto, significando que ela tem pouco conhecimento do mesmo? Exemplo: «Tu és falho em geografia», querendo dizer que o conhecimento que tem de geografia é fraco/pouco.
Obrigada.
Fatura e faturas
Escrevi a frase:
«Não se esqueçam de guardar a fatura.»
Neste texto, supomos que todos têm apenas uma fatura.
O português não é minha língua materna e agora apareceram dúvidas.
Uns disseram que está errado e que faturas deve estar sempre no plural neste contexto. Outros disseram que fatura no singular está correto.
Se faz favor, qual é a vossa opinião?.
O colectivo de rapazes e raparigas
Qual é o colectivo de rapazes e raparigas?
O livro que li, etc.
No período: «O livro /que li / e lhe devolvi/ é ótimo». A 2ª oração é adjtiva restritiva em relação à 1ª (O livro é ótimo) e coordenada sindética em relação à 3ª?
Regência do adjectivo expectante
Qual a regência do adjectivo "expectante"?
«Estou muito expectante por/com/em a reunião de amanhã».
O verbo ginasticar
Existe o verbo ginasticar?
«A modelo»
Sendo a palavra modelo um nome dos dois géneros, quando mencionada em contexto de profissão em si, seria correto dizer «uma modelo»?
Ainda que possa estar certo, soa mal. Porém, não consegui encontrar outra palavra para substituir no seguinte exemplo:
«Dada a elegância com que caminhava, a sua silhueta podia facilmente confundir-se com a de uma modelo de revista» está correto?
Ou faria mais sentido «Dada a elegância com que caminhava, a sua silhueta podia facilmente confundir-se com a de um modelo de revista»?
Obrigada!
«Sinto uma tremura pela espinha acima»
Como se classifica o complemento «pela espinha acima», segundo a gramática tradicional, na frase: «Sinto uma tremura pela espinha acima»? Já agora, quantos complementos circunstanciais há?
Múltiplos e submúltiplos do metro
Se se escreve nanómetro, decímetro, decâmetro e quilómetro, por exemplo, dever-se-á escrever, pelo mesmo critério, megâmetro e gigâmetro? Antecipadamente grato pela v/resposta.
Superpopulação e superpovoar
Sobrepopulação? Já encontrei várias vezes a palavra “sobrepopulação” em artigos de jornais, mas este termo não aparece em nenhum dos meus dicionários, que me dão “superpovoamento” e “superpopulação”. A palavra terá entrado na língua portuguesa ou será uma simples influência do francês “surpopulation”? Por outro lado, surge-me outra dúvida: existirá o verbo “superpovoar”? Só encontrei “sobrepovoar”, no entanto existe o adjectivo “superpovoado”. Isto tudo leva à confusão! Obrigada pela douta resposta.
