Adjectivos étnicos
Gostaria de saber se há alguma regra na formação dos adjectivos étnicos dada a variedade de sufixos que parecem concorrer na sua formação? Na resposta à carta "Polaco e polonês" falam de "formação tradicional de adjectivos pátrios na língua" (3.5.2000).
Há alguma bibliografia que me possam indicar sobre o assunto? Obrigada.
"Countdown" = contagem regressiva
Como se escreve "countdown" em português?
A pronúncia de -e final na ligação entre palavras
Às vezes no português europeu a letra e pode mudar a pronúncia e tornar-se num [i] quando está no final da palavra e a seguinte palavra também começa com uma vogal.
Por exemplo, «treze euros» ['trezi 'ewɾuʃ] ou na frase «vou à casa de alguém» [...di aɫˈɡɐ̃j̃].
Queria saber se a letra e sempre se pronuncia como [i] quando a seguinte palavra começa com uma vogal ou há vogais específicas que façam com que mude a pronúncia do e. Existem regras com respeito às propriedades da vogal da palavra seguinte em relação a esse fenómeno?
A vogal que segue deve ser sempre aberta, por exemplo? E quais são os casos onde a e não se torna [i] embora a palavra seguinte comece com uma vogal?
Os usos de sismólogo e sismologista
É sismólogo ou sismologista?
Gostaria de saber qual o termo correcto, uma vez que já encontrei em livros da especialidade as duas designações.
Obrigado.
Mestra / diaconisa / prioresa / maganona
Qual é o feminino, caso exista, de mestre, de diácono, de maganão e de prior?
Tornar crónico / cronicizar
Em Medicina usa-se "Cronicizar".
Saudações amistosas.
O artigo antes do nome da pessoa jurídica
Por gentileza, gostaria de saber se no caso de uma procuração de pessoa jurídica devemos colocar o artigo definido, ou seja... «Por este instrumento particular, a JÚLIO GOLÇAVES ADVOGADOS ASSOCIADOS...»
A minha pergunta é a seguinte: É necessário colocar o artigo a antes do nome da pessoa jurídica, ou não? Por favor, qual é a forma correta?
Desde já, agradeço a atenção.
Ainda almareado
Já depois de ter enviado a mensagem anterior me lembrei de que também os franceses tem a expressão "mal de mer" para se referirem a certas "malaises particuliers éprouvés en bateau" (Petit Larousse).
Cidades espanholas em português
Queria saber como se escrevem, em português, os nomes das seguintes cidades espanholas: Cádiz, Córdoba, Jaén, Ciudad Real, Guadalajara, León, Valladolid, Gerona/Girona, Lérida/Lleida, La Coruña/A Coruña, Orense/Ourense, Álava/Araba, Guipúzcoa/Guipúzkoa, Vizcaya/Bizcaia e Castellón de la Plana.
Muito obrigada.
Papironga, sesgo, solfejar e zigomautauricular
Gostava de saber o significado das seguintes palavras: papironga; sesgo; solfejar e zigomautauricular.
