DÚVIDAS

Padre António de Sá
A princípio, gostaria de parabenizar o Ciberdúvidas pelo excelente visual e, principalmente, pela qualidade e importância das informações a respeito da nossa Língua Portuguesa. A "Ciberequipe" merece ainda mais elogios por demonstrar que em nossa língua não cabem preconceitos por haver angolanos, brasileiros, portugueses e outros falantes do Português que se utilizam de uns poucos termos diferenciados para uma mesma experiência, pois estamos e sempre estaremos unidos pelo gosto e orgulho de compartilharmos um mesmo idioma, rico, versátil e belo. Como brasileiro, também gostaria de esclarecer à colega Luciane Vasconcellos que atualmente, devido ao Mercosul (composto por países de língua espanhola, exceto o Brasil), o ensino dessa língua irmã é de relevante importância para nosso desenvolvimento econômico e cultural, assim como foi, e até hoje é, a língua inglesa. Tal situação não configura um caminho ao "portunhol", Galego ou outro idioma. Aliás, "portunhol" é um termo sarcástico, tão-somente utilizado para definir o espanhol mal falado/dominado pelo brasileiro, que mistura/confunde ambas as línguas ao tentar se comunicar em Espanhol. Como estudante da Língua Portuguesa posso afirmar sem tropeços que o problema no Brasil não é o da substituição do português por outro idioma, mas, sim, o nível educacional precário e o baixo alcance aos estudos que o governo brasileiro oferece ao seu povo. Entretanto, qual canto for deste continental país, o brasileiro expressar-se-á sempre em nossa língua, por mais inculto que seja, pois, se culto for, ele cantará ao mundo o orgulho de haver herdado a magnificência da língua de Camões. Aproveitando o ensejo, peço a ajuda da “Ciberequipe” para obter os textos do e informações sobre o Padre António de Sá ("clássico da língua, é o melhor discípulo de Vieira"), pois desejo reavivar sua importância para nosso idioma num trabalho universitário sobre a oratória luso-brasileira. No Brasil não consigo seus escritos, contudo tenho referências de impressões gráficas de seus Sermões em Portugal. Pode ser ‘sites’, nome de editoras, qualquer informação me ajudará muito. Obrigado! Pe. António de Sá (Saa), Jesuíta, Pregador Régio, nascido em 1627 no Rio de Janeiro. Em 1661 vai a Roma e retorna para Portugal em 1662, residindo com o Pe. António Vieira no Colégio do Porto. Pregou na Corte e na Capela Real, permanecendo em Portugal até 1663, por ordem do El-Rei. Por volta de 1666 foi nomeado "Pregador de S. Majestade".
A querela da TLEBS , em Portugal
1. Continua vivíssima, em Portugal, a querela à volta da nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS), como registam os novos textos colocados em linha nas Controvérsias. 2. Ainda sobre a TLEBS, voltamos a lembrar (ver anterior Abertura) que contamos agora com a preciosa colaboração da equipa do GramaTICª.pt (um novo recurso na Internet para apoio do ensino da gramática em Portugal). Deste modo, pusemos em linha 11 novas respostas que estão também disponíveis no referido sítio, ao qual os consulentes poderão aceder como visitantes ou através de uma rápida inscrição (basta seguir as instruções). Antes do envio de dúvida relativa à TLEBS, recomendamos não só a leitura das nossas respostas anteriores – a partir de uma pesqisa pelo motor de busca –, mas também a consulta do GramaTICª.pt, onde se encontra muita informação sobre a nova terminologia. 3. Entretanto, além das respostas do GramaTICª.pt, deixámos em linha, nos últimos dias, mais 59 respostas (ver Respostas de Hoje e Respostas Anteriores). Quanto às outras rubricas, actualizámos, como já dissemos, as Controvérsias bem como a Antologia, o Correio, as Notícias Lusófonas, o Português na 1.ª Pessoa e o Pelourinho.
Carta a pedir patrocínio
Primeiro quero parabenizá-los pelo ‘site’ que é perfeito; meu nome é Fernanda, tenho 23 anos e sou ‘promoter’. Eu estou precisando de alguém que me oriente, aliás que redija uma carta que eu vou utilizar para pedidos de patrocínio. Sempre tive dificuldades para escrever e não consigo ler alguns textos feitos por mim e gostar deles. Espero que vocês possam me ajudar porque tenho uma certa urgência. Desde já agradeço.
Turistificar e gentrificar
Tropeçando há dias num artigo de opinião intitulado "Os efeitos da Turistificação de Lisboa" (jornal Público, 25/11/2016), e como o encontrei dicionarizado, pergunto: "turistificação" está bem formado? E, se sim, então também é aceitável o verbo "turistificar"? Agradeço um comentário a mais este(s) termo(s) do... "turistiquês" . P.S. — No mesmo artigo vinha outra palavra, "gentrificação" que, confesso, também desconhecia de todo.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa