Divisão silábica de polícia
Tenho algumas dúvidas na divisão silábica de palavras que contenham ditongos no final da palavra. Se até há pouco tempo essa dúvida não me surgia, com o meu regresso à atividade letiva, comecei a ver duas versões para a divisão silábica da mesma palavra. Por exemplo, na palavra polícia, eu dividia po-lí-ci-a, mas, consultando o Portal da Língua Portuguesa, na divisão silábica aparecia po-lí-cia. Após pesquisar outras palavras semelhantes, acentuadas graficamente e que terminem em ditongo (dúzia, experiência, relógio, secretária...) tomei como certo que a divisão se faria assim.
Entretanto com a entrada em vigor do acordo ortográfico, ao consultar os dicionários da Texto Editora, para os vários ciclos, deparo-me com a divisão como fazia anteriormente (refúgio: re-fú-gi-o). Ora, pergunto, quem tem razão? Será o Portal da Língua Portuguesa de confiança? As gramáticas que consultei são omissas em relação a este tipo de palavras, e os colegas com quem já falei também têm dúvidas.
Parece/parecem
Qual das duas frases é a correcta, tendo em conta que nestes casos o verbo auxiliar flexiona-se. "Os homens parecem ter gostado" ou "Os homens parece terem gostado"? Na minha opinião, não são «os homens» que «parecem» mas sim «parece» às pessoas, a outros, que...
A transcrição fonética das palavras da língua portuguesa
Como fazer transcrição fonética das palavras da língua portuguesa?
"A meus amigos" / "Aos meus amigos"
"A meus amigos" ou "Aos meus amigos"? Na primeira frase eu posso substituir a preposição a por para; então ficaria "Para meus amigos". Mas, na segunda frase, eu posso fazer o mesmo, logo ficaria "Para meus amigos" e ambas as formas estariam corretas. Ou não?! Qual é o correto emprego: "Aos meus amigos" ou "A meus amigos"?
Mil e cem, mil cento e um
Desculpem os erros. Eu sou mexicana e agora estou estudando português.
Qual é a forma certa: «mil e cem» ou «mil cem»; «mil e cem e uno» ou «mil cem e uno»?
Tenho dúvidas com a forma correta de falar e escrever os números.
Obrigada.
O feminino de bispo, gamo e pardal
Qual o feminino de bispo, gamo e pardal?
Simpatiquíssimo ou simpaticíssimo?
Eu gostaria de saber qual o superlativo sintético do simpático. «Simpatiquíssimo» ou «simpaticíssimo»?
O sentido denotativo e conotativo de provérbios
Gostaria de saber o sentido denotativo e conotativo dos seguintes provérbios:«Água mole em pedra dura tanto bate até que fura.»«De grão em grão, a galinha enche o papo.»«Devagar se vai ao longe.»«Quem nunca comeu melado, quando come se lambuza.»
Como referenciar uma citação bíblica ao longo de um texto
Gostaria de saber se existe alguma regra específica para citações bíblicas no meio de um texto. Ex.: «Quantos de nós nos revemos neste episódio: "E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?" (Mateus 14:31)», ou «Quantos de nós nos revemos neste episódio: "E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?" , Mateus 14:31». Coloco o livro, capítulo e versículo entre parênteses, ou não? Grato pela vossa ajuda.
O falso prefixo auto
Tenho dúvidas acerca da escrita das palavras "auto conceito", "auto eficácia", "auto regulação" e "auto corrigido".
