«Além disso» e «além do mais» são conectores discursivos aditivos (ou sumativos), de acordo com o Dicionário Terminológico (DT), que lista a terminologia a usar nos níveis básico e secundário do ensino em Portugal. Já a expressão «além de» é uma locução prepositiva, conforme classificação tradicional (Nunes de Figueiredo e Gomes Ferreira, Compêndio de Gramática Portuguesa, 1974, p. 304) e mesmo mais recente (cf., entre gramáticas que aplicam o DT, Domínios – Gramática da Língua Portuguesa, da Plátano Editora, 2011, pág. 172, e Gramática Didática de Português, Santillana/Constância, 2011, pág. 138).
Querendo aprofundar esta questão, assinale-se que a Gramática do Português da Fundação Calouste Gulbenkian (2013, pág. 1504) inclui «além de» entre as locuções prepositivas, embora assinale que é uma locução de base adverbial. Sobre as distinções que é possível definir entre diferentes locuções prepositivas, diz a mesma fonte (pp. 1503/1504)1:
«[..] [A]s locuções prepositivas têm normalmente como termo principal um item pertencente a outra classe, em particular um nome (cf. 10a), um advérbio (cf. 10b) ou uma preposição seguida de um nome, de um advérbio ou, mais raramente, de um verbo (cf. os três exemplos de 10c, respetivamente); nos casos de 10c, a sequência em questão forma um sintagma preposicional menor dentro da locução prepositiva. Consoante o termo principal da locução prepositiva é um nome, um advérbio ou um sintagma preposicional, assim classificamos as locuções como locuções prepositivas de base nominal, de base adverbial e de base preposicional:
(10) a. face a [locução prepositiva de base nominal]
b. depois de [locução prepositiva de base adverbial]
c. [SP a braços] com, [SP por perto] de, [SP a partir] de [locuções prepositivas de base preposicional]
Por vezes, o nome que forma o SP de uma locução prepositiva de base preposicional pode ser precedido de artigo, formando um pequeno SN, como em "a[o redor] de".»
1 SP = sintagma preposicional (ou grupo preposicional); SN = sintagma nominal (ou grupo nominal).