DÚVIDAS

«A passo de caranguejo» e «a passos largos»
Qual destas frases utiliza a forma correcta? A) «Para lá talvez caminhemos, sonâmbulos, a passos de caranguejo.» B) «Para lá talvez caminhemos, sonâmbulos, em passos de caranguejo.» Existe alguma diferença entre as duas formas? Se existe, qual o significado de cada uma delas? NOTA: O «para lá» refere-se ao Portugal pré-1974, a propósito de umas fotografias que o fotógrafo Alfredo Cunha acaba de partilhar no Facebook.
«De olhos abertos» e «com olhos abertos»
Ficou-me suspensa uma dúvida quando um dia tentei, em conversa com amigos, argumentar: «Devemos ler as Escrituras Sagradas de olhos abertos...» E eu me questionei a mim próprio: e qual a diferença, se eu dissesse «Devemos ler as Escrituras Sagradas com olhos abertos...»? Peço, por favor, vossos sábios comentários: o que difere no sentido entre usar os termos de e com? (Quero crer que o mesmo se aplica às frases: «Devemos andar de cabeça erguida» e «Devemos andar com cabeça erguida».) Obrigado!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa