Gostaria de saber qual a classificação morfológica da palavra «lá» na seguinte frase: «O clube x lá ganhou.»
Obrigada pela atenção.
Quando alguém pergunta «a que horas chegas?», a resposta será «Daí a 15 minutos» ou «Daqui a 15 minutos»? Muito obrigada.
Sou licenciado em Estudos Portugueses (FLUC), profissionalizado, e estou a leccionar 3.º ciclo numa Escola do concelho da Mealhada.
A minha questão prende-se com a classificação correcta da palavra “infelizmente”, quanto ao seu processo de formação. Será que se deve considerar uma palavra derivada simultaneamente por prefixação e sufixação, tal como “amanhecer” ou “entristecer”? Ou deverá ser considerada uma palavra derivada por sufixação de uma outra (infeliz) que, por sua vez, deriva por prefixação da palavra primitiva “feliz”.
Apesar de algumas gramáticas básicas apresentarem esta palavra como exemplo de parassíntese, parece-me que a segunda hipótese estará mais correcta, uma vez que, se retirarmos o sufixo adverbial, o adjectivo de que deriva é uma palavra do léxico, ao contrário do que acontece com “amanhecer” ou “entristecer”.
Gostaria de saber a V. opinião.
Muito obrigado.
Apesar de existir na frase a seguir uma dupla negativa, penso ser correcto dizer-se «esta rua não vai a lado nenhum»...
Qual é a opinião do Ciberdúvidas?
Muito obrigado.
No domingo, dia 28 de Setembro [de 2003], lia-se em título no jornal “Público”:
«Trabalho faz cada vez mais mal à saúde».
Ora, considerada a minha aprendizagem já um pouco antiquada, eu usaria o adjetivo pior em substituição de mais mal. No entanto, e depois de
consultar a vossa página, ainda fiquei mais confusa!
Pergunto: será que, também neste exemplo, poder-se-á dizer/escrever das duas formas? (tenho plena consciência da evolução da língua, mas não se estará a cair em laxismos linguísticos?)
Grata pela vossa ajuda/esclarecimento.
Como classificar morfologicamente as palavras "depois" e "atrás" nas frases seguintes?
"Anos atrás, o mundo era outro."
"Dias depois, Daniel voltou eufórico ao lar."
Gostaria de acrescentar que minha dúvida se prende ao fato de, se se considerarem "depois" e "atrás" advérbios, ter-se-á o caso de advérbios a modificar substantivos ("anos" e "dias").
Obrigado.
Quando o uso de um simples "independente" pode substituir o mais garboso, mas um tanto pedante, "independentemente"?
No estudo da dêixis espacial, várias foram as dúvidas que me ocorreram sobretudo no âmbito do emprego dos deícticos "cá" e "lá" que, ao que parece, podem deixar de referir um lugar. Agradecia, portanto, que me esclarecessem quanto a esse aspecto e à dêixis espacial em geral.
Obrigado.
Diz-se «comparativamente a...» ou «....com»?
Qual é a forma correcta?
Penso que será «comparativamente a...».
Gostaria de saber em que condições/casos se deve utilizar a palavra nomeadamente.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações