DÚVIDAS

Sobre a palavra infelizmente

Sou licenciado em Estudos Portugueses (FLUC), profissionalizado, e estou a leccionar 3.º ciclo numa Escola do concelho da Mealhada.

A minha questão prende-se com a classificação correcta da palavra “infelizmente”, quanto ao seu processo de formação. Será que se deve considerar uma palavra derivada simultaneamente por prefixação e sufixação, tal como “amanhecer” ou “entristecer”? Ou deverá ser considerada uma palavra derivada por sufixação de uma outra (infeliz) que, por sua vez, deriva por prefixação da palavra primitiva “feliz”.

Apesar de algumas gramáticas básicas apresentarem esta palavra como exemplo de parassíntese, parece-me que a segunda hipótese estará mais correcta, uma vez que, se retirarmos o sufixo adverbial, o adjectivo de que deriva é uma palavra do léxico, ao contrário do que acontece com “amanhecer” ou “entristecer”.

Gostaria de saber a V. opinião.

Muito obrigado.

Resposta

Na língua latina existiam as palavras ‘felix’, ‘felicis’ e ‘infelix’, ‘infelicis’. A derivação por prefixação é portanto muito antiga.

Quanto à sufixação, ela foi muito posterior, pois as palavras com o sufixo -mente são normalmente do período medieval e posteriores.

Se considerarmos que o factor tempo é irrelevante, poderemos classificar felizmente e infelizmente como palavras parassintéticas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa