Numa reunião de família, uma menina de 5 anos usou a expressão «mais mau» querendo comparar o grau de maldade de duas personagens de banda desenhada. Toda a família achou que «mais mau» estava errado e que o certo seria dizer «pior».
Eu concordei com a menina por achar que «pior» não definia o grau de maldade a que a menina se referia. Dei como exemplo a frase «O meu cão é mais mau que o teu». Acho que se disser «O meu cão é pior que o teu», fico sem saber se o cão é «mais mau» ou não. É «pior», mas em quê?
Agradeço a vossa ajuda!
Em alguns livros tenho-me deparado com a expressão "chicagoenses" para designar os habitantes da cidade de Chicago e "Los angelinos" no caso dos habitantes de Los Angeles. Parece-me estranho e não consegui confirmar nos dicionários. Qual é a forma?
Muito obrigada e parabéns por este tão útil trabalho!
Qual o processo de formação de palavras de imutável e despropositado?
Agradeço se puderem justificar.
Gostaria de saber a classificação de último no seguinte contexto: «Com um último trompejo do berrante, engarrafam o curral da estrada de ferro o rebanho...»
Qual é o significado da palavra dispendioso?
"Visoespacial", "visoespacial", ou "visio-espacial"?
Será, por exemplo, «capacidade viso-espacial» a maneira mais correcta?
O contexto é, na descrição do estado mental de uma pessoa, referir que a mesma possui, entre outras (por ex., habilidade construtiva, aptidões linguísticas), uma boa «capacidade viso-espacial»...
Agradecia esclarecimento sobre esta minha pequena dúvida: escreve-se "repleta", ou "replecta"? Ex.: «uma sala repleta/replecta de gente.»
Qual o diminutivo de amargo?
É amarguinho ou amargozinho?
Podiam esclarecer-me esta pequena dúvida?
Que é a opção correcta, "barcos rabelo" (singular), ou "barcos rabelos"?
Isto porque se deve dizer "carros Fiat" e não "carros Fiats".
A regra mantém-se neste caso?
Agradecido pelo esclarecimento!
Gostaria de saber o antónimo de casmurro e teimoso.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações