Ora vamos lá conferir...
Colegas das rádios gostam de "conferir" uma notícia ou um acontecimento. Quando não dizem mesmo «vamos conferir a actualidade». O que vos parece? Isto confere com a correcção da língua?
Sobre o verbo encher
Hoje em dia, é muito vulgar, principalmente na Comunicação Social, encontrarmos frases como a seguinte: «A casa encheu com gente muito nova e o João Porto aguentou no seu posto até às 4.30 da manhã.» Será aceitável, actualmente, a evolução do verbo encher de transitivo/reflexo para intransitivo?
Desestruturada
Desestruturada ou destruturada?
Vitimizar
Gostaria de saber se o verbo vitimizar existe com o sentido de fazer-se de vítima. É que não o encontro no dicionário e ele é usado pelo menos na linguagem corrente com esse sentido, bem como o substantivo vitimização.
Sobre os vários sentidos de renunciar
Não sei se me podem esclarecer, mas de certeza que me podem ajudar dando indicação de bibliografia para situações destas: procuro perceber se a palavra "renunciar" tem uma conotação/denotação negativa. Obrigada.
Destruis ou destróis?
Gostaria de saber a forma correcta da 2.ª pessoa do singular e das 3.ªs pessoas, singular e plural, dos verbos terminados em -truir, como é o caso do verbo destruir. Parece-me que o correcto será dizer «destruis», «destrui» e «destruem», mas é comum ouvir-se, e ver-se escrito, «destrói», «destróis» e «destroem».
Desde já agradeço.
Verbo ir: verbo pleno e verbo auxiliar
Gostaria de um pequeno esclarecimento em relação ao verbo ir. Tenho visto alguns textos e poesias de onde é comum o uso do verbo ir + a preposição "a" + verbo no infinitivo, como na poesia de Rosa Clement abaixo. Porém tenho entendido que o uso dessa construção gramatical está incorreta no português e portanto a minha dúvida. Agradeço antecipadamente por vosso tempo e atenção. Na ribeira Na tarde ando sozinha pelo caminho do rio, para ver meu amor, e sigo sem nenhum pudor ao prazer dos meus pés descalços. Com perfume de açucenas, deixo o sol beijar minha pele morena e em fogo VOU A CANTAR uma canção de fêmea... E assim, perfumada e quente, chego pela mesma ladeira, e para ele na ribeira, livro meu corpo de censuras. E sem descansar do passeio, com o vento frio a beijar meus seios, fito seu rosto sentindo nas mornas águas os céus descendo....
Regência de começar
«Sua reportagem, que desvenda passagens nunca antes reveladas da Guerrilha do Araguaia, começa à página 28.»
Pergunto: está correto «à página»? Não seria «na página»? Porquê?
Obrigado.
Alugar dif. de arrendar?
Qual a diferença entre arrendar e alugar?
Os verbos irregulares terminados em -ear
Tenho uma dúvida: Podem-me indicar quais os verbos irregulares terminados em "ear"? Já pesquisei nas respostas anteriores mas sem sucesso.
