A etimologia de facto
Vejo pelo Ciberdúvidas que «fato» deriva diretamente de ‘factu’ em latim. Procurei o que é ‘factu’ do latim e encontrei que corresponde a «feito». Peço desculpa por retornar à questão, mas é um problema com que venho me defrontando diariamente. Estudo Ciências Sociais e estou fazendo a cadeira de Sociologia Clássica, na qual estudamos Émile Durkheim, o qual usa o conceito de «fato social» para designar o que tem recorrência (é ordinário) na sociedade. A partir de questionamentos sobre o que é a verdade ou se esta existe, a noção de fato me deixou confusa e eu gostaria de saber mais sobre a genealogia da palavra «fato» e relações que ela tem com verbos ou substantivos que me façam compreender melhor, senão a verdade, a compreensão das sociedades que o fizeram surgir e chegar até nós.
Agradeço mais uma vez pela atenção deste "site", no qual estou aprendendo muito a língua portuguesa.
O neologismo “webliografia”
É correcto designar, num trabalho escolar, as fontes consultadas na Internet de Webliografia? Ultimamente, tenho visto muito esta palavra mas não sei até que ponto este "neologismo" já entrou na nossa língua.
A origem de anomalia
Poderiam dizer-me a origem da palavra «anomalia» e explicar-me a sua formação?
A grafia de contramão
Mais uma vez recorro ao Ciberdúvidas por causa de uma dúvida. Como se deve escrever? Contra-mão, contramão ou contra mão? Desde já muito obrigada.
A etimologia de animal
Qual a etimologia da palavra animal?
Couve-lombarda
Caro Ciber: Em muitos supermercados e restaurantes de Lisboa, vê-se escrito, desde há uns tempos, couve lombardo ou simplesmente lombardo. Isto é, a couve mudou de sexo. Haverá alguma explicação para enormidades deste tipo aparecerem de repente e terem tanta aderência? Cumprimentos.
O significado da palavra consunção
O que significa consunção?
A origem da palavra culpa
Muito mais que uma palavra, tão poderosa quanto. Peço-lhes ajuda para saber a origem da palavra "culpa". Agradeço a gentileza e parabenizo a competência de todos. Grande abraço!
O plural de pé-direito
Fiquei contente por ter descoberto no vosso site a explicação da origem da palavra pé-direito, dúvida esta que já originou um pequeno debate com diversos colegas. No entanto, uma dúvida permanece em relação a esta interessante palavra, a dúvida é: Qual o seu plural? Será correcto escrever "o edifício possui diversos pés-direitos"?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
O plural de mal-estar
Sou professora de Língua Portuguesa e, numa aula, surgiu a dúvida: qual o plural de mal-estar? Mal é uma palavra invarável. Será o plural mal-estares?
