Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: substantivo
Hélder Teixeira Professor Santa Cruz, Portugal 8K

A respeito da palavra croquis, verifiquei que se deve escrever desta maneira, seguindo a língua francesa, o que obriga, também, a pronunciar-se /croquí/. Contudo, estou com dúvidas em relação à construção e pronúncia desta mesma palavra no plural. Será que me podiam esclarecer acerca do plural de croquis? Obrigado.

Henrique Cassola Estudante Campinas, Brasil 6K

Gostaria de saber se a utilização de "perfeituosidade" está correta quando se pretende o sentido de "perfeição", pois esta pronúncia não é muito audível.

Pedro Coutinho Tradutor Lisboa, Portugal 3K

Poderiam ajudar-me a encontrar o plural do termo "nemesis"? Será "nemeseis"? Grato.

Luís Santos Médico Lisboa, Portugal 3K

Numa tradução de José Rodrigues Miguéis surge várias vezes a palavra "belindre". Será correcta esta designação de berlinde?

Grato pela vossa resposta.

Elias Mabui Estudante Maputo, Mocambique 12K

Tenho ouvido sempre que vão a enterrar os restos mortais do fulano de tal. Gostaria de saber se um morto tem restos. O que é que resta deste morto?

Afinal ele já morreu. Qual é a origem desta expressão e o que significa concretamente?

Muito obrigado.

Nuno Janeiro Funcionário público Lisboa, Portugal 8K

Encontro várias referências a "peristálise", em fontes várias. É anglicismo que substitui peristaltismo? E pode utilizar-se?

Anderson Diniz Professor Franco da Rocha, Brasil 7K

Como são chamados os substantivos que não se referem a pessoas e são usados apenas no masculino ou apenas no feminino (como por exemplo: o alvará, a alface)?

Wellington Mendes Mariano Carteiro Rio de Janeiro, Brasil 5K

Gostaria de saber a definição da palavra "absceteismo", não sei se a ortografia está correta, pois não tive oportunidade de contato escrito com a palavra, mas a mesma é usada para descrever o funcionário na empresa que se ausenta de suas funções por motivo de doença ou falta.

Aguardo resposta.

João S. Gil Reformado Barquinha, Portugal 6K

Já têm no vosso (muito útil) site uma referência a comendador, mas a minha questão é algo diferente. Fala-se hoje muito no «comendador Joe Berardo». Nos tempos que correm, qual é a função de um "comendador"? Não será apenas um título "pedante" sem qualquer significado?

Se de facto foi tornado "comendador", por que razão assim o foi?

António Madeira Tradutor Leiria, Portugal 8K

A palavra que mais vejo ser utilizada é cosmólogo, mas ultimamente tenho ouvido e lido muitas vezes a palavra "cosmologista". Aceita-se esta palavra em português de Portugal?

Obrigado uma vez mais.