A sílaba tónica de aquecedor
A minha filha pediu-me ajuda para identificar a sílaba tónica da palavra aquecedor, e até eu tenho dúvidas. Será que me podem ajudar?
Obrigado.
Tradução de estrangeirismos (nota de rodapé)
Gostaria de perguntar ao Ciberdúvidas se existe alguma regulamentação quanto ao emprego de certas palavras estrangeiras que não figuram no nosso vocabulário. A questão tem que ver com o termo shortlist (uma lista de finalistas) em que o cliente parece querer empregar a palavra remetendo-a depois para uma nota de rodapé onde será explicada. É possível fazer isso neste caso seguindo alguma regulamentação em vigor?
Enálage
Nas respostas às questões A grafia da expressão «única e exclusivamente» e «Cantar afinado», ou «cantar afinadamente»?, podemos considerar que, em retórica, estas expressões exemplificam a figura da enálage, pela substituição dos advérbios por adjetivos?
Encontrei em Cruz e Souza (Prodígio) estes versos:
A Desventura mais sanguinolenta Sobre teus ombros impiedosa desça, [impiedosamente] Seja a treva mais funda e mais espessa...
Aumentativos e diminutivos
Grau normal dessas palavras... eu não sei se elas estão no aumentativo ou diminutivo: festança, folheto, soneca, sineta, ratazana, cruzeiro, chuvisco, riacho.
Os nomes do adjetivo raso
Qual seria o substantivo correspondente ao adjetivo raso?
O género de Uno (modelo de carro)
Gostaria de saber qual forma correta de falar a seguinte frase:
«Vou vender a Uno [carro].»
«Vou vender o Uno [carro].»
O processo de formação de telenovela
Será que a palavra telenovela é composta por aglutinação, ou derivada por prefixação?
Divisão silábica de pardais
Qual a separação silábica correta da palavra pardais?
Jantar-convívio
Escreve-se «jantar convívio», ou jantar-convívio?
O narrador (presença e ciência)
Sou professora de 1.º ciclo e surgiu uma dúvida num texto. Não sei se se trata de um narrador participante ou não participante. Passo a transcrever:
Decididamente, o meu amigo Inocêncio, com o seu espírito fraco e facilmente influenciável por tudo e por todos, há de acabar por acabar mal... Ora imaginem para o que lhe deu: sentindo-se ligeiramente indisposto foi a conselho da esposa e pela primeira vez na sua vida ao médico.
— Todo o seu mal deriva do pâncreas!
— De quem, doutor?— inquiriu alarmado o Inocêncio...
O texto continua sempre na 3.ª pessoa do singular. Mas, como começa na 1.ª pessoa do singular, surgiu a dúvida.
