O plural de «fauna e flora marinha»
Deve dizer-se «fauna e flora marinha», ou «fauna e flora marinhas»?
Após consulta da gramática de Celso Cunha e Lindley Cintra, sobre a concordância do adjetivo com o substantivo, pode ler-se:
1. Se os substantivos são do mesmo género e do singular, o adjetivo toma o género (masculino ou feminino) dos substantivos e quanto ao número vai:
a. Para o singular (concordância mais comum):
Estudo a língua e a literatura portuguesa.
b. Para o plural (concordância mais rara):
Estudo a língua e a literatura portuguesas.
Portanto, entendo que pode dizer-se das duas maneiras, sendo a primeira a mais comum. Todavia, sendo fauna e flora nomes colectivos não contáveis, que não aceitam plural, não estará apenas a segunda correta?
Autorretrato, a nova grafia
Com o Novo Acordo, a palavra autoretrato é assim que se escreve, ou é autorretrato?
«Terra de pão» (Açores) = terreno de trigo
Estava a ler um texto sobre o duque de Ávila e Bolama, quando me deparei com a seguinte frase, que transcrevo: «era um terreno... com 5 alqueires de vinha e 2 alqueires de "terra de pão", lagar, 5 habitações e cozinha...»
Não tenho a certeza do que querem dizer com «terra de pão», mas fico com a ideia de que será terra para a cultura de cereais. Chamo a atenção que este texto está relacionado com a ilha do Faial, nos Açores. No entanto, gostaria, caso seja possível, que me esclarecessem esta dúvida.
Rapaziada, nome não contável
O Dicionário Terminológico distingue os nomes coletivos em contáveis e não contáveis, mas indica apenas como exemplo para os não contáveis fauna e flora. Rapaziada pode considerar-se não contável?
O feminino de soprano
Li os comentários sobre a palavra soprano e entendi, mas é tão comum a gente ouvir «a soprana» (referente a mulher), que eu fico na dúvida. Não será que esta palavra se tornou integridade da língua por ser de uso excessivo?
A grafia de recetividade
A palavra recetividade pode ter dupla grafia (receptividade)?
«Recebido/a por»
Esta frase está correcta: «é curioso observar a diferença de tratamento recebida por...»? Ou deveria ser «é curioso observar a diferença de tratamento recebido por»?
Presépio, nome comum
Presépio é um nome coletivo?
Sigla e empréstimo
SMS é uma sigla. Esta é a sigla de short message service. Deste modo poderá também ser considerado um empréstimo?
As referências bibliográficas e o AO
Estando a escrever um artigo e querendo fazer as referências bibliográficas, à luz do novo acordo, também tenho de mudar os títulos dos livros e artigos, sempre que as palavras tenham sofrido alteração?
Obrigada.
