Devo dizer «do que o costume», «do que de costume», ou «que de costume»?
Obrigado.
«Tão... quanto», ou «tão... como»?
«Ele tinha um sorriso tão amarelo quanto o dum [indivíduo] que nunca lava os dentes», ou
«Ele tinha um sorriso tão amarelo como o dum [indivíduo] que nunca lava os dentes»?
As duas construções «quanto»/«como» são equivalentes?
Qual a melhor maneira de dizer: «mais grande», ou «maior»?
Como é correcto?
«Ele tem mais bom senso», ou «Ele tem melhor senso»?
«Ele tem mais mau senso», ou «pior senso»?
O adjectivo magnífico tem grau comparativo? E superlativo?
No grau comparativo de inferioridade, conhece-se a forma «menos magnífico do que»? E no superlativo relativo de superioridade, conhece-se «o mais magnífico»?
Gostaria de saber se o artigo definido usado no comparativo remete-o necessariamente para o superlativo, ou pode figurar igualmente junto ao comparativo: «Portugal é o país mais poluidor do que a Sérvia.»
Antecipadamente grata.
Maior é o grau comparativo de igualdade do adjectivo no grau normal grande. Qual é a classificação morfológica de maiorzinho?
Gostava de saber se é correcto dizer «tenho o mesmo carro do que ele». Obrigada.
Sou natural e residente em Cabo Verde, gostaria de saber como e que se deve escrever correctamente a minha nacionalidade: Caboverdiano, Cabo-verdiano ou Caboverdeano?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações