O artigo definido é usado só no grau superlativo relativo, sendo a fórmula o mais/menos + adjectivo (+ complemento nominal que define o termo da comparação). Por exemplo: «esse país é o mais poluidor (da Europa)».
No grau comparativo (de superioridade ou inferioridade) não se emprega o artigo definido, pois a fórmula é mais/menos + adjectivo + do que.
Assim, se estivermos a comparar o grau em que a qualidade expressa pelo adjectivo poluidor existe em dois países, devemos dizer «Portugal é mais poluidor do que a Sérvia», ou, se quisermos, «Portugal é um país mais poluidor do que a Sérvia».
Aqui, é legítimo usar o artigo indefinido antes do substantivo comum país, mas o uso do artigo definido não seria aplicável, nos termos estritos da comparação em causa.
A frase apresentada («Portugal é o país mais poluidor do que a Sérvia») pode ser correcta, se for a resposta a uma pergunta do tipo «Qual é o país mais poluidor do que a Sérvia?». Nesse caso, o artigo definido cumpre a sua função designativa, servindo para determinar o significado do nome país («Qual é o país? O país é Portugal»), mas não para estabelecer uma comparação.