O significado da expressão «vale tudo menos tirar olhos»
Qual o significado da expressão «vale tudo menos tirar olhos»?
A origem da expressão «banho checo»
Qual é a origem da expressão «Banho Checo»? Na minha pesquisa, deparei-me com diferentes perspectivas, mas em quase todas imperava a ideia de ser mais uma expressão onomatopaica. Mas a verdade é que remete também para uma nacionalidade, tanto em Portugal (Banho Checo) como no Brasil (Banho Tcheco).
A estrutura do telegrama
Eu tenho uma certa dúvida, para um trabalho escolar e, também, curiosidade. Gostaria de saber a estrutura textual deste texto utilitário de comunicação: o telegrama. Queria ainda saber qual é o tipo de linguagem normalmente usado, entre outras informações úteis nesta área.
O brasileirismo espoleta = «irrequieto»
Tenho procurado as definições de espoleta no sentido comum aplicado a uma coisa ou pessoa. Quando eu morava no Brasil escutei pessoas dizerem «Ele é superespoleta» ou «Que menina espoleta». É correto usar essa expressão?
«Eu, abaixo assinada» vs. «eu, abaixo assinado»
Num dos programas Cuidado com a Língua!, que contou coma participação da dra. Edite Estrela, estranhei ouvir dizer que o correcto era, no caso de uma senhora, «eu abaixo assinada...»
Será que o género tem que ver com a pessoa que assina ou com o documento?
É a pessoa ou o documento que é assinado?
A origem do ponto de exclamação
Por favor gostaria de saber a origem do ponto de exclamação (quando ele surgiu, para qual finalidade inicialmente, os seus diferentes usos nas diversas culturas...).
Obrigada!
O uso de Excelentíssimo
Usa-se Ex.mo apenas para autoridades, ou posso usar este pronome de tratamento para demonstrar respeito à pessoa a quem faço referência?
Eletricidadade vs. electricidade
Tenho reparado que as diferenças ortográficas e de pronúncia entre o português do Brasil e de Portugal são muitas; um caso me chamou atenção: eletricidade e seus afins, no Brasil, são escritos sem o c (eletri...) e em Portugal não. É isso mesmo? E como se pronuncia em Portugal? Existem outras diferenças assim?
Obrigada.
A expressão «actividade meio»
Veio a dúvida no Tribunal sobre o uso ou não do hífen na expressão «atividade meio». Depois de afirmar que não concordo com o hífen, parti do princípio da regra da composição de dois termos de significados independentes, que quando se juntam permanecem com o mesmo sentido. Um exemplo seria o da palavra sofá-cama.Lendo Margarida Basílio (Teoria Lexical), encontrei alguma fundamentação que pudesse justificar o uso. Entretanto é um entendimento um tanto generalista.Gostaria de uma fundamentação mais aguçada. Atenciosamente,
Conceição e concepção/conceção
Gostaria que me esclarecessem se o nome próprio Conceição é apenas um nome próprio ou se, por outro lado, terá alguma coisa a ver com a palavra concepção? Obrigado.
