Vice-Presidente / vice-presidente - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Vice-Presidente / vice-presidente

   Sou tradutora e agradecia que me fizessem o favor de esclarecer a seguinte dúvida: o termo "vice-presidente" escrito com maiúsculas fica "Vice-Presidente" ou "Vice-presidente"?
   Muito obrigada.

 

Antónia Viegas 6K

  Não devemos escrever Vice-presidente, porque estamos em presença duma só palavra. Assim, escrevemos, por exemplo: O Capitão-Mor Eugénio de Sousa. Mas escrevemos: Eugénio de Sousa, um valioso capitão-mor. Escrevamos, pois, Vice-Presidente e vice-presidente: Fulano de Tal quer ser vice-presidente. Mas: Exm.º Senhor Vice-Presidente, peço-lhe o favor de… Outras palavras: Sargento-Mor e sargento-mor, Norte-Americanos e norte-americanos, etc.

José Neves Henriques
Campos Linguísticos: Maiúsculas/minúsculas