DÚVIDAS

A vírgula com a expressão «mas pronto»
Qual será a maneira correcta de escrever a expressão «mas pronto»? No seguimento de uma frase do género «Ele quis ir ali, mas, pronto, não deu», entendo que se use uma virgula entre as duas palavras, mas quando a expressão aparece no fim de uma frase, mantemos a vírgula? «Ele era bom naquilo que fazia, mas pronto», ou «Ele era bom naquilo que fazia, mas, pronto»? Se considerarmos a expressão conforme a dizemos, não terá lógica omitir a vírgula? Como já vi escrito das duas maneiras, com e sem vírgula, tenho essa dúvida.
Maiúscula ou minúscula após interjeição?
Fiquei com uma dúvida e resolvi enviar. Podem ajudar? Apesar de ter dado uma lida prévia em perguntas parecidas, não ficou claro para mim como proceder. Por favor, gostaria que esclarecessem: Depois de interjeições, quando o nome for comum, usa-se minúscula ou maiúscula? Exemplos: «Oh! quanta miséria!», «Nossa Senhora, que frio!», «Ai! meu Deus!»... ou «Oh! Quanta miséria!», «Nossa Senhora, Que frio!», «Ai! Meu Deus!»?
Maiúsculas após os pontos de interrogação e de exclamação?
Apesar de ter dado uma lida prévia em perguntas parecidas, não ficou claro para mim como proceder. Por favor, gostaria que esclarecessem: Depois de ponto de exclamação ou de interrogação, quando o pensamento não estiver inteiramente completo ou quando se seguir uma oração de narrador, usa-se letra maiúscula ou minúscula? Exemplos: «Que é isso? você enlouqueceu?» «No mundo tereis tribulação, mas, coragem! eu venci o mundo.» «Que paisagem linda! exclamou Pedro.» «Que você dizia? indagou Lúcia»? Ou: «Que é isso? Você enlouqueceu?» «No mundo tereis tribulação, mas, coragem! Eu venci o mundo.» «Que paisagem linda! Exclamou Pedro.» «Que você dizia? Indagou Lúcia»?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa