É correcta a locução conjuncional «de maneira a que»? Ou a única forma correcta é «de maneira que»?
Será que a palavra "gestor-mor" existe? Será que a posso empregar como nelogismo?
Agradeço resposta.
As palavras arboredo e arvoredo substituem-se uma à outra, ou o contexto em que cada uma é usada é diferente?
A forma correcta é "glucagon", ou "glucagom"? Há fontes para ambas as formas.
Obrigada.
"Opistódomos" é um local no templo grego onde se encontra o tesouro. Mas qual é o significado desta palavra? (origem etimológica).
Tenho uma dúvida quanto à palavra eponímia. O termo designa a palavra formada a partir de um epónimo, ou antes a função/o mecanismo através do qual um epónimo empresta o seu nome a algo? O dicionário online da Priberam dá-nos a primeira indicação, mas eu estava convencido de que a segunda também se aplicava.
Muito obrigado.
Minha questão é: pode-se usar "sobrestoque" e "subestoque" para indicar, respectivamente, a existência de um número maior ou menor que o estabelecido como padrão de estoque de um determinado produto ou peça de reposição?
Desde já lhes agradeço a atenção.
Obrigada.
Na exposição Da Vinci, o Génio, consta a palavra redemoinho; nos manuais de socorros a náufragos, remoinho. Qual a forma correcta?
Obrigado e parabéns pelo site e pelo inestimável valor na defesa da nossa língua!
Como e em que circunstâncias se dizem as palavras trajo e traje?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações