Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Campo linguístico: Atestação/Significado de palavras
António Brito Compositor Lisboa, Portugal 52K

Gostaria de saber o significado da palavra perdigota no provérbio «Não bate a bota com a perdigota».

Obrigado desde já.

Pedro Nave Estudante Faro, Portugal 18K

Acedi ao Ciberdúvidas na ânsia de perceber se a palavra cardápio é uma palavra de português europeu. Acontece que encontrei duas respostas a perguntas anteriores que considerei contraditórias.
Numa dúvida é referido: «E, claro, em português devem preferir-se as palavras cardápio ou ementa.» Já noutra é dito «Temos, em português europeu, o termo ementa. Em português do Brasil é cardápio

Ou seja, cardápio é português do Brasil, europeu, ou é uma palavra que pertence às duas normas ortográficas do português?

Desde já obrigado pelo tempo!

Hugo Gouveia Trabalhador-estudante Santo Tirso, Portugal 4K

No Ensaio sobre a Lucidez, Saramago emprega o termo írrito:

«(…) confia em que a população da capital, novamente chamada a votar, saberá exercer o seu dever cívico com dignidade e o decoro com que sempre o fez no passado, assim se dando por írrito e nulo o lamentável acontecimento em que, por motivos ainda não de todo aclarados, (…)»

[pp. 29–30, 1.ª edição em O Campo da Palavra, da Caminho]

O que é que significa?

Paula Cardoso Professora Aveiro, Portugal 17K

Enamorado é sempre um adjectivo, e namorado, sempre um substantivo?

 

Luís Romero Revisor Barcelona, Espanha 12K

Agradeço que me clarifiquem sobre a distinção entre sinérgico(a) e sinergista, bem como a possibilidade da existência de dois advérbios decorrentes: sinergicamente e sinergisticamente.

Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.

Luís Bernardo Técnico superior Lisboa, Portugal 8K

A expressão «entrada em produção» é cada vez mais frequente nos meios informáticos, mas julgo que é um pouco uma aberração... Já tentei descobrir a sua origem, mas não descobri. Gostaria que me elucidassem sobre a sua origem e, já agora, sobre este tipo de calão informático que vai invadindo a nossa língua.

Obrigado.

Bruno Valupi Publicitário Lisboa, Portugal 7K

Qual a legitimidade das palavras "estamina" e "estamínico"? Houaiss reconhece "estâmina", a qual não tem corrente aplicação.

Micael Ramos Estudante Lisboa, Portugal 25K

Gostaria que me disponibilizassem a vossa ajuda relativamente a uma questão que surgiu quando realizava uma pesquisa.

Se existe alguma diferença de significado relativamente às palavras feitiçaria e bruxaria. Também se possível a etimologia das mesmas.

Agradeço desde já a vossa ajuda e continuem a efectuar o óptimo trabalho que têm estado a fazer.

Isabel Faria Jornalista Lisboa, Portugal 4K

Diz-se «é pena que o nosso humor seja demasiado paroquiano», ou «paroquial»?

Cristina Machado Administrativa Porto, Portugal 5K

Gostaria de saber se a palavra "sintropia" existe, pois surgiu num programa de televisão, traduzida de uma palavra inglesa que não ouvi.

De qualquer forma, no contexto pareceu-me ter sido usada em sentido figurado.