Constância e constança
Ao apresentar uma lista de palavras formadas pelo sufixo -ança (abastança, chegança, chibança, chupança, cobrança, etc), Houaiss (2009) cita "constança". Ao buscar esta entrada tanto em Houaiss (2009) como também no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras (2009), não encontrei nenhum resultado. Em ambos, apenas a forma constância. Assim, uma pergunta advém: a forma "constança" é inexistente no léxico comum da língua portuguesa?
Os adjetivos derivados de clímax: climáctico e "climácico"
Não me parece que haja adjectivo adequado a "clímax". Não concordo com "climático", porque nada tem que ver com "clima". Há quem defenda "climáctico". "Climácico" parece ser o que mais se aproxima do genitivo latino de "climax"; mas não soa bem. "Climáxico" seria bem melhor: aponta claramente para "clímax", soa bem e não deixa dúvidas.
Obrigado.
Oferta e promoção
Poderiam explicar a diferença entre oferta e promoção?
Muito obrigada.
A etimologia de jangada
Qual a origem da palavra jangada? Ameríndia (tupi), ou asiática (malaiala)?
Bicameral
Num sistema político em que o poder legislativo está dividido em duas câmaras, diz-se que é "bicameral", ou "bicamaral"?
«Alta tecnologia» = «tecnologia de ponta»
Existe alguma diferença significativa entre as expressões «alta tecnologia» e «tecnologia de ponta», ou não passam de dois sinónimos?
Obrigado, desde já, pela ajuda.
A origem de jeca
Qual é a origem da palavra jeca?
A morfologia do substantivo leitura
A palavra leitura é considerada palavra simples, ou complexa? Qual o seu processo de formação e a sua forma de base?
Bifa
Acabei de ver numa tradução a palavra bifa, onde o original era "brit" (como na expressão popular inglesa para britânico). Confirma-se que a palavra existe e tem o significado de «[pessoa] britânica»?
O topónimo Rossiona (atual Montenegro)
Qual a origem e o contexto da palavra "Rossiona" ou "Rosseona" no séc. XVI em Portugal?
