O vocábulo granola pronuncia-se como palavra grave, isto é, com acento tónico na penúltima sílaba (-no-), soando como "granóla" (transcrição fonética: [gɾɐˈnɔlɐ]).
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa regista granola na aceção de «mistura tostada ou crocante de flocos de cereais, frutos secos, sementes, mel e por vezes arroz tufado, servida geralmente com iogurte ou leite ao pequeno-almoço ou ao lanche» (fonte consultada em 05/09/2016). Trata-se da denominação de uma marca comercial de origem norte-americana. Atendendo às convenções que definem as correspondências entre letras e sons no quadro da ortografia portuguesa, a grafia granola (palavra que também se escreve assim no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras)* tem como leitura correta "granóla", ou seja, trata-se de uma palavra grave (com acento na antepenúltima sílaba). Note que, em inglês, também a palavra correspondente tem acento tónico na penúltima sílaba (cf. Oxford English Dictionary em linha e dicionário inglês-português da Porto na Infopédia.
* Os vocabulários ortográficos elaborados e publicados em Portugal – o vocabulário ortográfico da Porto Editora, o Vocabulário Ortográfico do Português e o Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa não acolhem a palavra granola. O Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa também não a apresenta.