A grafia e a pronúncia do substantivo granola - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A grafia e a pronúncia do substantivo granola

Gostaria de saber qual é a sílaba tónica da palavra granola. Já ouvi a leitura de duas formas: "GRA-no-la" e "gra-NO-la". Soa-me melhor a primeira, mas gostaria de ter a vossa confirmação.

Grata antecipadamente pela vossa ajuda.

Cátia Rodrigues Funchal, Portugal 1K

O vocábulo granola pronuncia-se como palavra grave, isto é, com acento tónico na penúltima sílaba (-no-), soando como "granóla" (transcrição fonética: [gɾɐˈnɔlɐ]).

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa regista granola na aceção de «mistura tostada ou crocante de flocos de cereais, frutos secos, sementes, mel e por vezes arroz tufado, servida geralmente com iogurte ou leite ao pequeno-almoço ou ao lanche» (fonte consultada em 05/09/2016). Trata-se da denominação de uma marca comercial de origem norte-americana. Atendendo às convenções que definem as correspondências entre letras e sons no quadro da ortografia portuguesa, a grafia granola (palavra que também se escreve assim no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras)* tem como leitura correta "granóla", ou seja, trata-se de uma palavra grave (com acento na antepenúltima sílaba). Note que, em inglês, também a palavra correspondente tem acento tónico na penúltima sílaba (cf. Oxford English Dictionary em linha e dicionário inglês-português da Porto na Infopédia.

* Os vocabulários ortográficos elaborados e publicados em Portugal – o vocabulário ortográfico da Porto Editora, o Vocabulário Ortográfico do Português e o Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa não acolhem a palavra granola. O Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa também não a apresenta.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo