A grafia de cabeça-de-alho-chocho
A expressão "cabeça de alho xoxo" escreve-se:
"alho-xoxo" ou "alho choxo" ou "alho chocho"
Ou de outra forma?
Sobre «puxão de orelhas» e «puxão de orelha»
É comum a expressão «puxão de orelhas» ou «puxar as orelhas», mesmo quando se refere a puxar apenas uma orelha. Todavia, nas “Dicas de Português” do Correio Braziliense, afirma-se que apenas se pode dizer «puxar as orelhas» quando realmente esteja em causa puxar as duas orelhas. Qual é a expressão correcta?
[«Os senadores balançaram as cabeças? Empinaram os narizes? Levaram tiro nos corações? Cruz-credo! Só se cada um tivesse mais de uma cabeça, mais de um nariz, mais de um coração. Xô! Atenção, gente fina. Cuidado com a generalização. A regra não vale para as partes plurais (olhos, pernas, orelhas): A mãe puxou-lhe as orelhas (as duas) do filho. Se for só um olho, um braço e uma orelha, cessa tudo que a musa antiga canta. É vez do singular: A mãe puxou-lhe a orelha (uma só). Mas como doeu!»]
O uso da expressão «aos bocados»
A expressão «ao bocado» existe? E é correcta? Caso não seja, qual é a expressão correcta?
O significado da expressão “hocus pocus”
O que significa a expressão "hocus pocus"?
«Sorriso amarelo»
Um americano estranhou a nossa expressão «sorriso amarelo». É o de um fumador?, perguntou-me. Então porquê amarelo? E a verdade é que estou com alguma dificuldade em lhe explicar porquê. Se lhe disser que o amarelo não é uma cor viva, alegre, tal não é verdade. Teria de lhe dizer que pensamos num amarelo desmaiado, pouco definido. Afinal, existe alguma história que explique esta nossa expressão?
Obrigada.
Qual a origem de tintim por tintim?
Qual a origem da expressão "Tintim por tintim"? O que é um "tintim"?
«Cair o Carmo e a Trindade»
Poderão, por favor, explicar-me qual a origem da expressão «cai o Carmo e a Trindade»?
Obrigado.
«Ficar (ou estar) a ver navios»
Gostaria de saber qual é a origem da expressão «Ficar a ver navios».
Muito obrigado.
