Daquelas que conheço, concordo entusiasticamente com todas as posições de D´Silvas Filho, excepto aquela de "elefanta" e "presidenta" (Prontuário, 3.ª ed., p. 125 e 143.). Por que não "estudanta", "utenta", "pedinta" e "transeunta"?
Qual é a palavra primitiva da qual deriva a palavra ferozes?
Os meus agradecimentos pelo esclarecimento.
Como se analisa morfologicamente «tem-lhe ganho»?
Queria saber se existe o plural da palavra prata, e se pode dizer-se «estas são as pratas da casa».
Qual o aumentativo da palavra cano?
Qual é o plural de "alasão"?
Como se faz a análise morfológica de comprá-lo-ei?
Quanto ao gênero, como classificamos o substantivo pombo? Gostaria de saber se o correto é dizer «os pombos» ou «as pombas», sendo que o primeiro é o masculino do segundo. Obrigada.
Por favor, gostaria de saber qual é o grau aumentativo dos seguintes substantivos: cabeça, cão, mulher, mamão, rocha e vidro.
Obrigada.
Sou estagiária e brevemente tenho de ensinar os tempos compostos no indicativo a alunos de 6.º ano, alguns com necessidades educativas especiais.
Gostava de ter uma opinião acerca da melhor forma de abordar o assunto.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações