Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia
Francisco Faro Técnico de informática Viseu, Portugal 10K

Qual o superlativo absoluto sintético da palavra fantástico?

Guilherme Leonardo Lemos Koehler Professor Porto, Portugal 12K

Ao resolver uma prova de aferição-tipo com os meus alunos, uma das perguntas mandava tomar em consideração a frase «a mãe perdeu a paciência...» e pedia a classe e as subclasses da palavra paciência. Quanto à classe, é um nome ou substantivo; quanto às subclasses, aprendi (tenho 54 anos) que os substantivos abstractos tinham apenas esta subclasse e que os concretos é que podiam ser próprios, comuns e colectivos. No entanto, as soluções da prova apresentavam a palavra também como um substantivo comum. Será assim?

Conceição Granja Professora Barcelos, Portugal 5K

Podem usar-se indistintamente os termos "radiomodelismo" e "rádio-modelismo"?

Obrigada.

Laura Benítez Professora de Espanhol Lanús, Buenos Aires, Argentina 19K

Sou professora de Espanhol e estudo Tradutorado de Português (variedade português do Brasil). Participo do Clube de Escrita Criativa do Camões, lá em Portugal, e sinto uma grande falta de informação, apesar dos bons sites como este (obrigada). E a gramática de Celso Cunha para o português europeu não está à venda por aqui.

A questão — neste caso — que mais me preocupa é sobre -ta.

Disseram-me — e é fácil adivinhar com um exemplo — que se trata de dois pronomes juntos: "enviá-tas" (enviar + te + as). Não me lembro se o acento é como no Brasil.

Já o lho, suponho que é lhe + o. Mas sei que tem muitas possibilidades.

O caso é que não encontro (on-line) nenhuma das regras de formação de estas e outras contrações que não existem no Brasil e gostaria de aprender.

Poderiam me enviar um resumo e dizer-me se pertencem ao português culto?

Paula Bastos Secretária Aveiro, Portugal 24K

Gostaria de saber quais são as palavras da mesma família da palavra Primavera.

Obrigada.

Gonçalo Justino Investigador Lisboa, Portugal 7K

A propósito da resposta Estreptoquinase, gostava de saber qual a razão de se utilizar o termo estreptoquinase em vez de estreptocinase.

Ana A. Estudante Lisboa, Portugal 16K

Gostaria de saber quais as subclasses dos quantificadores cada e qualquer, dado que não se encontram nas gramáticas que possuo.

Maria Costa Professora Lisboa, Portugal 9K

O substantivo púbis admite os dois géneros, ou deverá usar-se apenas no feminino? Ex.: «a púbis». O dicionário Houaiss referencia-o como tendo dois géneros, mas existem outros em que aparece apenas como substantivo feminino.

Luís Gonçalves Economista Porto, Portugal 8K

Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, crítico literário, lexicógrafo, filólogo, professor, tradutor e ensaísta brasileiro e autor do Novo Dicionário da Língua Portuguesa, conhecido como Dicionário Aurélio, afirmou, em tempos, que o feminino de senador é senatriz e não senadora.

O que eu gostaria de saber é se as duas palavras são validadas e por quê.

Ana Luiza Professora Brasília, Brasil 7K

Qual a origem etimológica da palavra interação?