DÚVIDAS

Igualzito

Eu sei que a palavra igualzito não existe. Porém, estou com uma dúvida: recentemente minha esposa deu à luz uma menina, que por sua vez saiu parecida comigo. Então resolvi colocar no meu carro um adesivo com a frase «Saiu igualzito ao pai». Foi o que bastou para gerar a maior polêmica na família, pois eles acham que o português aí aplicado está errado, que deveria ser «igualzita». Eu acho que, como a palavra é derivada de igual, ela por sua vez carrega as características da mesma; como igual não tem gênero, e o que diferencia o masc. do fem. é a próxima palavra: «ao» ou «à», no caso de feminino, então acredito que minha frase está correta, lembrando que eu sei que a palavra igualzito não existe. Aguardo uma resposta, e desde já agradeço.

Resposta

Igualzito e igualzita são diminutivos de igual. Os familiares do nosso consulente aceitam essas formas com a maior naturalidade.

Não devemos dizer que a palavra igual não tem género, mas que ela é usada para os dois géneros. Aliás, os diminutivos igualzinho/igualzinha e igualzito/igualzita confirmam as concordâncias de género.

Como nos estamos a referir a uma menina, a forma apropriada será igualzita, dado que a tendência geral da nossa língua é distinção de géneros.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa