Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia
José M. Órfão Portugal 5K

Tenho ouvido frequentemente o uso do adjectivo verbal carenciados, sem verbo. Porque não carecidos, do verbo carecer? Além deste, há sempre a possibilidade de usar carecedor ou carecente, termos racionais. Carenciado é que não!

Paulo Sá Portugal 6K

O termo protetivo foi encontrado na seguinte obra: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. Cadernos juventude, saúde e desenvolvimento, v.1. Brasília, DF, Agosto, 1999. 303 p. (http://www.adolec.br).

Pelo contexto, suponho que possa significar «adaptativo», «integrativo», uma vez que a «protecção» conduz a tal. Gostaria de saber a vossa opinião, já que o termo não consta do dicionário da língua portuguesa.

Celso Correia Estudante Luanda, Angola 6K

Na frase «viram-nos na palestra», qual a função do «nos»? Que testes podem ser feitos para se concluir que é objecto directo ou indirecto?

Luciano Eduardo de Oliveira Professor Botucatu, Brasil 14K

Acabo de ver no Dicionário Houaiss que a pronúncia recomendada para hexacampeão é com x = [z]. Verifico no referido dicionário que a ortoépia indicada para hexágono é também x = [z], pronúncia que, aliás, é comum no Brasil, pelo menos na minha região. O que acham dessa recomendação? É que não me imagino pronunciando "êzákãpê(i)ãw" (ou será "ézákãpê(i)ãw") (lembrem-se de que sou brasileiro) quando/se o Brasil ganhar a próxima Copa do Mundo, e só aceitarei essa pronúncia se me forem dados argumentos sólidos. Caso contrário, fico com o meu "écsakãpe(i)ãw".

Obrigado mais uma vez.

Tiago Marques Músico Sobreda, Portugal 20K

Antes de mais, parabéns pelo vosso trabalho. Consulto o vosso sítio com uma certa frequência e fico sempre satisfeito com as respostas.

Gostaria de saber qual é o superlativo absoluto sintético de capaz. Já ouvi "capacíssimo", "capabilíssimo e até "capacérrimo". Eu escolheria a primeira, mas não tenho a certeza.

João Antunes Estudante Almada, Portugal 5K

Neste nosso Portugal existem vários exemplos de dúvidas entre várias utilizações de termos... a começar pelos nomes! Por exemplo, do concelho de Arganil, distrito de Coimbra, fazem parte as freguesias de Anceriz e Vila Cova de Alva. Porém, estas são tratadas não raras vezes por "Anseriz" ou "Vila Cova do Alva". Nesse sentido, quais serão as étimos correctos a adoptar?

José Vasconcelos Estudante Rio de Janeiro, Brasil 5K
Qual a análise morfossintática completa de «Luís é citado em conversa entre envolvidos com a máfia das obras»? Por favor, podem responder à luz da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB)?

Obrigado.

Luís Oliveira Investigador Braga, Portugal 2K

O uso do termo procedimental(ais) é correcto?

Filomena Furtado Médica veterinária Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de saber como se denomina o serviço de passar a ferro. Vejo escrito por todo o lado "engomadoria", mas fui à procura no dicionário e não encontrei; encontro apenas engomaria.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 4K

Veja-se o seguinte passo: «Eles não deixaram seus corpos como pagãos, mas sim quais cristãos de fé vigorosa, um acreditando em Cristo antes de sua vinda, o segundo, depois dela.»

Considerando que o pronome quais está ali com o valor da conjunção como, não deveria estar no singular («qual cristãos»)?

A posição de Epifânio Dias sobre o caso é considerada canônica atualmente?

Obrigado.