Gostaria de saber se a expressão “info-inclusão” existe e caso exista o que quer dizer.
Muito obrigado.
Gostaria de saber o significado de "apotropaico". Já encontrei este termo em diversos livros sobre arquitectura românica, mas não consegui descobrir o seu significado.
Sendo professor de Português e estando a ensinar os nomes colectivos, deparei-me com uma dúvida que não consigo solucionar nem recorrendo a gramáticas, dicionários ou prontuários. Encontrei uma ficha de trabalho perdida em arquivos da escola sobre este tema onde se perguntava ao aluno qual o nome colectivo para "pescadores".
A minha questão é precisamente esta: qual é o nome colectivo para "pescadores"?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Deve dizer-se/escrever-se "de per se" ou "de per si"? Nalguns dicionários encontra-se consagrada a expressão "de per si", mas esta questão suscita-me algumas dúvidas.
Gostava que me confirmassem a diferença entre «descorar» e «descurar». Em algum caso se podem considerar sinónimos?
É gramaticalmente correcto dizer-se (como tão frequentemente na Comunicação Social): «o alegado homicida», «o alegado criminoso», etc. sempre que se referem a meros suspeitos da prática de crimes ou infracções, ou quando não há certezas?
Obrigada.
É muito comum advogados utilizarem as palavras "parecista" e "parecerista" (aquele que exara parecer), indiscriminadamente. Qual das duas é a forma correta?
Na minha terra [Fafe, distrito de Braga] sempre usámos a palavra "ensabido" quando nos referíamos a qualquer alimento sem sal ou sem qualquer outro paladar mais forte. Estive ainda hoje em Paredes, distrito do Porto e também as pessoas de lá usam o "ensabido". Pelos vistos, cheguei à conclusão de que nas zonas do Porto e Gaia usam o "desensabido". Era interessante saber a estatística geográfica da questão ...
No entanto, tenho ouvido outras pessoas dizer "desensabido".
Já vi escrito no entanto “enxabido” e “desenxabido”. O que é o mais correcto?
Num teste de Português, foi-me pedido que «relevasse» no texto. Uma das questões tinha a seguinte estrutura: «Releve, no texto, marcas características do texto diarístico.»
Eu sublinhei, no texto, algumas dessas marcas, mas a cotação atribuída foi zero. O professor queria que essas marcas fossem transcritas e explicadas na folha do teste.
O dicionário não me esclareceu, portanto pergunto-vos: será a utilização do verbo «relevar» adequada nessa questão, tendo em conta os objectivos do professor?
«Aos dez dias do mês de Fevereiro (...) nas casas onde reside o Santo Ofício da Inquisição, estando aí o senhor licenciado Pero Álvares (...).»
Gostaria de saber o significado desta palavra. Sou estudante, e estava a ler um livro de História de A. H. Oliveira Marques sobre uma denúncia à Inquisição de 1565, e fiquei curiosa relativamente ao sentido desta palavra.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações