Deve dizer-se «Os lisboetas estão massivamente errados» ou «Os lisboetas estão maciçamente errados»?
Procurei no Aurélio e no Houaiss e não fiquei esclarecido. Obrigado pelo esclarecimento e continuação do excelente trabalho.
“Courgette” ou “curguete” ou “curgete”? Gostaria de saber como se escreve e pronuncia a palavra do legume referido. Não surge no meu dicionário...
Qual o significado de «insano» presente n’Os Lusíadas, estrofe 98, do canto IV?
Consultando o Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 6.ª edição, para a palavra «mosquito», temos = mosca + ito: poderemos considerar mosquito o diminutivo de mosca? E moscardo o seu aumentativo?
Agradeço o esclarecimento.
Estive à procura e não encontrei a palavra «golem» em nenhum dicionário de português. Gostava de saber qual a sua origem. No caso de a ter de utilizar num texto, como será o seu plural? «Golems» ou «golens»?
Em minha aula sobre geometria computacional de ontem traduzi "monotone" do inglês para «monótono». Porém, meus alunos de mestrado (profissionais de computação há muito) me corrigiram dizendo que deveria ser «monotônico» (sinônimo de contínuo) e não «monótono» (sinônimo de enfadonho). Verifiquei que no Aurélio só consta «monótono». No final das contas eu estava certo, «monotônico» não existe. Existe?
Hoje é muito comum utilizar a palavra «surreal» em vez de «surrealista». Esta última utiliza-se para referir o ideário, a primeira utiliza-se de forma quase indistinta para falar de algo muito estranho, invulgar. Não encontro a palavra «surreal» em nenhum dicionário e creio que se trata de mais uma influência do inglês. Faz algum sentido utilizar este anglicismo quando «surrealismo»/«surrealista» são termos perfeitamente adequados?
Gostava de saber o significado das palavras «giota» e «amouco».
A minha dúvida é: o que é o estilo barroco?
Quando não se encontra o par, por exemplo de umas meias, ouvi a expressão: «Estas meias estão desirmanadas.» É correcto?
Obrigada pelo serviço que prestam!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações