Niilismo, outra vez
Se a palavra niilismo deriva do termo latino nihil, que se pronuncia "niquil", por que motivo a língua portuguesa adoptou o termo niilismo e não "niquilismo"?
Se a língua portuguesa importou da língua francesa o termo niilismo, que por sua vez a tinha recebido da língua latina, porque adoptou aniquilar, aniquilamento, etc. e não respeitou o mesmo critério devendo ficar "aniilar", "aniilamento", etc.?
Obrigado desde já pelo esclarecimento.
Seclusão e "incepção"
Já por diversas vezes me deparei com estes vocábulos, e após consultar vários dicionários de língua portuguesa não os encontrei. Sabendo que existem no inglês os termos seclusion e inception, e que derivam ambos do latim, qual o seu significado?
Rádon
Qual a designação correcta para o elemento radão/radon? (Xenon; Argon...).
Caso se escreva radão, deve pronunciar-se "rádão"? Ou a palavra é oxítona?
Antecipadamente grato.
Como se escreve I&D
I&D é Investigação e Desenvolvimento ou é Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (do inglês R&D)?
A palavra desporto
Estou escrevendo um livro sobre a História do Desporto.Gostaria de saber, se possível, em que época e qual a data aproximada da introdução da palavra desporto na língua portuguesa.
Processo de formação da palavra boquiaberto
Gostaria de ser esclarecida sobre o processo de formação da palavra boquiaberta. Composto morfossintáctico, já que advém da formação de duas palavras.
Uso da expressão «dar pelo nome»
Quando é que se pode usar a expressão «dá pelo nome»?
A pergunta tem razão de ser porque aparece frequentemente escrita ou dita em casos que me suscitam dúvidas, como por exemplo dizer «o edifício "dá pelo nome" de Império», quando é certo que se eu o chamar por esse ou outro nome ele nunca me vai responder. Não dá mesmo pelo nome.
Biostático/bioestático
Sou um revisor de textos actualmente a viver em Barcelona e gostaria que me esclarecessem a seguinte questão: a palavra correcta é biostático ou bioestático?
Agradeço desde já a vossa resposta e aproveito para desejar as maiores felicidades aos autores de tão importante espaço de divulgação para a língua portuguesa.
O uso de ministrar
É legítimo empregar o verbo ministrar no contexto da frase «Está conforme os dados ministrados no conselho de turma»?Obrigado.
«Estar conforme»
Como é que se deve escrever ou dizer: «Está conforme os dados ministrados no conselho de turma» ou «está conforme aos dados ministrados em conselho de turma»?
Obrigado pela atenção.
