DÚVIDAS

Garatujador

 Estou curioso.

Sou editor da Casarão do Verbo Editora aqui no Brasil e trabalho, presentemente, em uma antologia de crônicas. Nestas crônicas, o autor prefere sempre se autodenominar de «um mero garatujador de crônicas». Bem sei que "garatujador" enquanto substantivo não existe. Existe sim o verbo "garatujar" («rabiscar, escrever em forma de rabiscos», etc.). «Garatujador» é pois um neologismo. Gostei tanto da palavra que penso agora em mantê-la no título: «O garatujador de crônicas matinais».

Mas gostaria antes de saber dos senhores se se trataria de um assassinato à nossa língua.

Muito grato e parabéns pelo site.

Resposta

 Assim como de desenhar forma desenhador (dicionarizado) ou de escrevinhar obtém escrevinhador (igualmente dicionarizado), pode também criar garatujador a partir de garatujar, para designar «o que garatuja». Não é um «assassinato» (há quem prefira assassínio), porque os nomes terminados pelo sufixo (-d)or são derivados de temas de verbos (desenha-, escrevinha-, garatuja-) por regras que são produtivas dentro do sistema morfológico do português.

Estes nomes designam normalmente o agente da acção expressa pelo verbo donde derivam. Pode acontecer que um desses nomes regulares tenha um uso não tão especializado como outros de formação menos regular ou mais idiossincrática que abrangem também esse sentido de agente. É um pouco o caso do contraste entre escrevedor e escritor: o primeiro significa «o que escreve (às vezes de formas medíocre)», e o segundo, «aquele que escreve obras literárias» (cf. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).

De qualquer modo, penso que o disse é suficiente para declarar a boa formação do neologismo garatujador.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa