O substantivo pijama está classificado como masculino e feminino no dicionário Michaelis. Gostaria de entender o porquê desta classificação.
Qual a grafia correta: "contas-corrente", ou "contas-correntes". Porquê?
Obrigado.
Gostaria de saber o significado da palavra acima indicada: diagogia.
«De entre as virtudes requeridas para o ócio e respectiva diagogia, há as que se cultivam no repouso e as que se cultivam na vida activa», in Política, Aristóteles.
Gostaria de saber como se escreve: "expecturação", ou "expectoração"?
Porque dizemos «Traz-me o Cerelac», «Traz-me o Nestum», mas «Traz-me a Milupa»? Qual o critério de género em marcas comerciais? A pressuposição de «Traz-me o (prato de/produto) Cerelac», mas «Traz-me a (farinha/papa) Cerelac»? Será que posso usar os géneros indiferentemente consoante o substantivo que estou a presumir omitir?
Gostava de saber o que significa detritos.
Queria saber a família de palavras de sol e lua.
Obrigada.
Qual a origem da palavra quitanda? Sei que ela tem uma origem africana, mais eu não sei qual é.
Por favor, me dê a origem e seu significado.
Etimologia da palavra beto. Será possível dizer qual a origem da palavra? Como investigar isso?
Obrigado.
Atentadamente, ou atentamente? Estão as duas palavras correctas? Querem ambas dizer a mesma coisa?
Agradeço antecipadamente a resposta e uma vez mais quero, não só dar-vos os parabéns, mas também agradecer-vos pelo vosso trabalho e pela criação deste site.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações