DÚVIDAS

Os sentidos do adjectivo bizarro

Antes de mais, as minhas felicitações pelo trabalho magnífico que colocam à disposição de todos.

Sempre utilizei o adjectivo bizarro no sentido de estranho, fora do vulgar. No entanto, recentemente disseram-me que essa era a denotação anglo-saxónica da palavra, e não a portuguesa, que estaria ligada à ideia de nobreza ou arrogância. Consultei alguns dicionários e encontrei isso mesmo. Nenhuma referência ao conceito de invulgaridade.

Após consulta no Ciberdúvidas, constatei que os senhores utilizaram já o termo no sentido que indiquei anteriormente (confesso que a própria musicalidade da palavra me atrai e ligo-a instantaneamente à obscuridade e ao oculto). Qual é a vossa posição?

Resposta

No dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, o verbete bizarro tem, entre outros, o sentido de «o que é excêntrico, invulgar, estranho».

Este sentido é também referido no Dicionário Houaiss, ainda que associado a um registo informal. Acerca de bizarro refere-se que era condenado pelos puristas por se tratar de um galicismo, provindo esse sentido do francês bizarre.

Creio que se trata de um sentido que está generalizado, tendo mesmo perdido, ou estando em vias de perder, o valor informal. Registo, no entanto, o facto de o mais recente dicionário português — o Grande Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora — não registar esse sentido.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa