No Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, a palavra aléu apresenta como significado «vara» e, em sentido figurado, «alívio», «descanso». No mesmo dicionário diz-se que a sua origem é obscura; porém, existe em latim o termo aleo, aleonis, que significa «jogador» e que poderá estar na origem da palavra aléu, que se encontra inscrita no brasão da cidade de Vila Real.
Segundo uma lenda, durante o reinado de D. João I (ou de D. Dinis), estaria um grupo de rapazes em Vila Real a jogar o jogo da choca (uma espécie de hóquei, mas sem patins e cuja bola é uma pedra, diz-se na mesma lenda), com um pau a que davam o nome de "aleo". O rei terá criticado a sua despreocupação, num momento de perigo, em que estavam a entrar em guerra. Um dos rapazes teria respondido que com o mesmo aléu com que jogavam a choca tratariam dos inimigos. Satisfeito com a resposta, o rei mandou que a palavra aléu fosse inscrita no brasão da cidade.
A palavra aléu está ainda ligada ao hóquei em patins. Transcrevo um pequeno excerto do regulamento do hóquei:
«Art.º 2.º – Condições para a realização do jogo
Os jogos realizam-se na maior parte das condições de tempo, ao ar livre, de dia ou de noite (com luz artificial), ou em pistas cobertas, tendo como instrumentos de jogo, uma bola, um aléu ("stick") e duas balizas.»
Numa outra página, diz-se «A arte de jogar com um aléu e uma bola sobre patins foi iniciada no distrito, precisamente na cidade-capital em 1932.»
Sem um contexto é, pois, difícil dizer-lhe qual o significado da palavra que ouve em Vila Real, até porque se trata de um termo, ao que parece, um pouco comum nessa cidade, onde há um grupo de cantares aléu, além de vários produtos característicos da cidade, ou da região, com o mesmo nome.