DÚVIDAS

O uso da palavra "ambigrama"
Gostaria de saber se o uso da palavra ambigrama é correcto e, em caso afirmativo, se existem sinónimos. Por ambigrama refiro-me a uma representação gráfica de uma ou mais palavras, que podem ser lidas por rotação ou inversão da dita representação. Este tipo de representações é amplamente referenciado no livro Anjos e Demónios, de Dan Brown, e a palavra ambigrama é usada para identificá-lo. Porém, não encontro o seu significado em nenhum dos dicionários on-line que consultei (www.infopedia.pt e www.priberam.pt).
Ainda o termo maquinação
Antes de mais, gostaria de vos agradecer pelo excelente serviço público que prestam. Numa pergunta com a referência 4913 e título Maquinação, a questão colocada era qual o termo correcto para designar o processo de corte por arranque de apara em máquinas-ferramentas: maquinagem ou maquinação? O termo maquinagem é comummente utilizado no meio académico, e o termo maquinação, no meio industrial. Em complemento à resposta de F. V. Peixoto da Fonseca, gostaria de acrescentar que a confusão parecer surgir por comparação com outro termo utilizado na indústria. Refiro-me à fresagem. Ao passo que esta palavra resulta de um galicismo (fraisage), a palavra maquinação tem origem no latim (machinatione). Assim, enquanto é correcto falar em fresagem, o mesmo não acontece com maquinagem, sendo o termo correcto maquinação. Estarei correcto no meu raciocínio?
A origem da palavra adei
Ouvi há dias num documentário a palavra adei, que julgo ter o sentido de «então» ou «por isso». Gostava de saber qual a sua origem etimológica.Lembro-me da utilização desta palavra desde miúdo (tenho 58 anos), embora ultimamente com menos frequência e a menos pessoas (pessoas do campo — não me lembro de a ouvir a pessoas da cidade). A Diciopédia diz tratar-se de uma interjeição (regionalismo usado para solicitar que algo seja mais bem esclarecido); não é com esse sentido que me recordo de a ver utilizada. Não posso reproduzir a frase que ouvi por estes dias, mas a ideia que tenho é que poderia ser algo do género: «A ponte caiu, adei a gente teve de fazer um grande desvio.» Compreendo o sentido, mas gostaria de saber a origem da palavra, o que me parece não ser fácil.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa