O aumentativo e o diminutivo da palavra saudade
Gostaria de saber se existe aumentativo e diminutivo da palavra saudade.
O feminino de guinéu-equatoriano
Qual o feminino de guinéu-equatoriano? "Guineia-equatoriana"? Ou "guinéu-equatoriana"?
Obrigada.
O significado da expressão «estavam muito feitos»
Sou professora há meses — leia-se, estagiária — e decidi trabalhar com os meus alunos o texto Hades, de Luísa Costa Gomes, que, curiosamente, encontrei aqui publicado na vossa página. Na aula, um dos alunos interrogou-me sobre o significado da expressão «estavam muito feitos». No meu raciocínio, remeti para a expressão «todo feito» ou «toda feita», à qual atribuo um determinado semantismo — o de orgulho, uma certa pretensão, exibição até. Contudo, durante a discussão sobre a minha aula, aventou-se uma outra hipótese que foi a de que «estavam muito feitos» queria dizer «habituados, acostumados à situação». Agradecia que me pudessem ajudar para não ficar com esta dúvida. Obrigada.
Os estrangeirismos e a nova terminologia
À luz da nova terminologia, ainda existem «estrangeirismos»?
Coloco esta questão porque nalgumas gramáticas surge desta forma:
— as palavras que te parecem importadas de outra língua, não sofrendo alterações, são estrangeirismos;
— as palavras que sofreram, na língua portuguesa, um processo de adaptação a nível da grafia ou da pronúncia são empréstimos.
A tradução da expressão «mise en scène»
Gostaria de saber qual é o significado da palavra "misancene".
Convidador e convidante
Tenho encontrado a palavra "convidador" em alguns sítios web brasileiros, com o sentido da pessoa que convida para algo. Esta palavra faz realmente parte do léxico do português brasileiro? E do português europeu?
Já agora, que outras palavras poderiam ser usadas, além de, eventualmente, anfitrião?
Obrigada pelo esclarecimento.
Cronificação
Tenho visto, usado na linguagem médica, o termo “cronificação”, no sentido de tornar crónico. Por exemplo: «A cronificação da doença ocorre desde há 10 anos.»
Como não encontro o neologismo dicionarizado, gostava de saber se ele é aceitável (e necessário, claro).
Obrigada.
Glaçar e glace
Gostaria de saber, por favor, qual dos termos — "glaçar" ou "glacear" — se utiliza para referir a operação pela qual se reveste um bolo ou outra receita de açúcar ou outro preparado para que aqueles fiquem brilhantes.
Obrigado.
Lanche
Em português, todas as refeições têm o seu nome: pequeno-almoço, almoço, jantar, etc. Mas tenho uma dúvida. Quando um trabalhador na sua jornada de trabalho faz um intervalo para tomar, p. ex., uma sande e um café, isso denomina-se de alguma maneira?
Muito obrigado.
A etimologia da palavra ermida
Eu gostaria de saber a raiz etimológica da palavra ermida.
