A origem e o significado do termo cardenha
Qual a origem e qual o significado do termo cardenha utilizado por Miguel Torga no romance Vindima? Ex.: «Numa cautela rastejante de espião, o feitor vigiava a cardenha, escondido na vinha.» — primeiro parágrafo do capítulo XXXIV.
«Dar a palavra»
O que quer dizer «dar a palavra»?
Sobre o adjectivo confessional
Pretendo usar o adjectivo confessional, no sentido em que alguém fala de si mesmo, mas sem poder dizer-se que o resultado é autobiográfico, sendo apenas autodescritivo. O que acontece é que os dicionários consideram confessional restritivamente como relativo à religião. É o que acontece em francês e inglês, mas estou certo de já ter lido, em português, o adjectivo com o sentido que pretendo dar-lhe. Estarei enganado?
Imagem: substantivo concreto vs. substantivo abstracto
Precisava de saber como devo classificar a palavra imagem. Será um nome concreto, ou abstracto?
Muito obrigado.
A etimologia de pontífice
Qual é a etimologia de pontífice?
«Não ver um palmo adiante do nariz»
Como se diz: «ninguém via mais de um palmo diante do nariz», ou «ninguém via mais do que um palmo diante do nariz»?
Litoral e litóreo
Gostaria de saber se litoreu é litoral em latim. Encontrei esta palavra em sites brasileiros, mas não consigo confirmar se é realmente assim. Se não, gostaria de saber se existe em latim alguma palavra da qual derivou litoral.
Obrigado pela atenção.
A pronúncia da palavra confecção
Como se deve pronunciar a palavra confecção? Com c mudo ou facultativo, ou não?
«Cartão chip»
A tradução correcta da frase «chip card accepted» é «cartão chip aceite»? Vi numa tradução aceite pelo cliente a forma «cartão de fatia aceitou», uma frase que por sinal me custa muito aceitar, por não me parecer fazer muito sentido. Estarei errada?
Obrigada.
Redundância em «primeira prioridade»
Na tertúlia política de que participo, houve quem achasse correcta a expressão «primeira prioridade», pretendendo-se, com tal, designar uma primeira opção entre várias.
Argumentei que, ou se utilizava apenas prioridade («… é prioridade do governo isto ou aquilo…») ou se substituiria por expressões como: «… é primeira opção…», «é primeira escolha…», etc., porquanto penso que prioridade significa, por si só, «primeiro lugar», sendo absurdo dizer ou escrever «segunda prioridade».
Terei razão?
Antecipadamente grato pela atenção que me dispensarem.
