Gostaria de saber qual a origem etimológica da palavra perímetro.
Obrigada. Votos de bom trabalho.
Gostaria de saber como se forma o plural da palavra reco-reco.
Grata pela atenção.
Fui chamado de duas caras por uma pessoa que penso não entender o real significado dessa expressão; gostaria de eu mesmo saber tudo o que significa.
Qual o plural de "mestre sala" e "porta bandeira"?
Existe a palavra "gregarismo"? O contexto é o seguinte: «regras que contrariam o gregarismo em torno da família, característico nas comunidades ciganas.»
Gostaria de saber qual o significado da palavra safra. Não se consegue localizar nos dicionários. Existe?
Será que me podiam ajudar relativamente aos processos de criação lexical existentes e se me poderiam descrever e exemplificá-los, por favor?
Gostaria de saber se existe aumentativo e diminutivo da palavra saudade.
Qual o feminino de guinéu-equatoriano? "Guineia-equatoriana"? Ou "guinéu-equatoriana"?
Obrigada.
Sou professora há meses — leia-se, estagiária — e decidi trabalhar com os meus alunos o texto Hades, de Luísa Costa Gomes, que, curiosamente, encontrei aqui publicado na vossa página.
Na aula, um dos alunos interrogou-me sobre o significado da expressão «estavam muito feitos». No meu raciocínio, remeti para a expressão «todo feito» ou «toda feita», à qual atribuo um determinado semantismo — o de orgulho, uma certa pretensão, exibição até. Contudo, durante a discussão sobre a minha aula, aventou-se uma outra hipótese que foi a de que «estavam muito feitos» queria dizer «habituados, acostumados à situação».
Agradecia que me pudessem ajudar para não ficar com esta dúvida. Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações