Como se faz a separação de silabas métricas da palavra quantos?
A palavra matemática é aguda?
A palavra brincar é esdrúxula?
A palavra razão é esdrúxula?
Deve-se pronunciar: "mestrado", ou "mèstrado"?
Qual o nome que se dá à junção (na oralidade) de duas ou mais letras iguais, de palavras diferentes, quando colocadas umas a seguir às outras?
Por exemplo, na letra de uma música (a exemplo do que se passa em poesia), em casos como «repara agora» ou «esteja a conduzir»?, em que existe a mesma vogal no final de uma palavra e no início de outra(s)?
Surgiu-me uma dúvida. Não sei como se escreve: se é «dirigo-me», ou «dirijo-me». E não sei se é correto dizer «me dirijo» ou «me dirigo».
Penso que as palavras com a letra c seguida de e ou i se lêem s, enquanto que, se for seguida de a, o ou u, lêem-se k. Estou certo?
Gostaria de saber se na palavra valete o a é aberto ou fechado. Muito obrigado.
Gostaria de saber se é possível esclarecer-me sobre se o nome da terra onde vivo se escreve Cête ou Cete.
É uma freguesia do concelho de Paredes, no distrito do Porto.
O que são palavras agudas?
Aprendi com a D. Rosalina, minha professora primária, sobre as expedições de Capelo e Ivens. E aprendi, na altura, a pronunciar Ivens à portuguesa, i. e., [íveins]. E sempre o ouvi assim pronunciado, fosse em referência ao próprio, fosse em referência ao navio de guerra com o seu nome, fosse a uma das ruas por esse país fora.
Há alguns anos, talvez na volta dos anos 80 para os 90, comecei a ouvir Ivens com a pronúncia inglesa [aivenc]. Devo dizer que este modo de pronunciar desde a primeira vez me provocou e provoca urticária.
Hoje ouvi-o de novo e resolvi procurar. Neste sítio, a pronúncia é à portuguesa (com sotaque brasileiro). No Ciberdúvidas, apontam, numa resposta de 1999, a pronúncia inglesa como correcta.
Em que ficamos? Os argumentos utilizados na resposta do Ciberdúvidas não me convencem, até porque são desmentidos na mesma resposta, agora sobre a pronúncia de Garrett.
Ivens era filho de inglês mas era português. Mas se confirmam [aivenc], então porque não [garrê]?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações