Sempre ouvi dizer que um idiota era um indivíduo que tinha muitas ideias.
No entanto, consultando vários dicionários, não há um que tenha essa acepção.
Terá sido um significado que se lhe deu na linguagem popular mas que nunca foi dicionarizado, ou terá sido dicionarizado mas com o passar dos anos se desvaneceu?
Aproveitando, faço também uma pergunta sobre a palavra estonar. Esta significa «tirar a tona a; descascar, etc». Qual a explicação que se encontra para a palavra se escrever dessa forma, e não "destonar"?
Qual a origem da expressão «Dar aos taleigos»?
Meus agradecimentos.
Qual o antónimo da palavra favorito?
Podemos considerar a palavra roldana uma palavra da família de roda?
Contrafeita — Esta palavra é derivada por prefixação, ou composta por justaposição?
Qual a origem da expressão «bater o couro»?
Gostaria de saber porque é que os sons "pl" em latim foram trazidos para o português na forma "ch".
Exemplos:
Plus -> Chus («Mais»)
Plumbus -> Chumbo
Pluvia -> Chuva
Qual o significado desta mudança que a mim me parece tão radical?
Seria possível saber qual é a origem da palavra bigode?
Muito obrigada.
Referente á carta de Pedro Linhares de Braga (28/01/2009) e que Carlos Rocha, coma sempre, respondeu e esclareceu brillantemente, quixera, de forma máis comprida, agregar un miúdo comentario. Así é ben seguro, logo, que os que levan o apelido Linhares (Liñares) terán que ver na súa orixe con algunha das moitas localidades que tanto en Portugal como en Galicia existen co citado nome tal como Carlos Rocha indicou coa súa perene lucidez. Mais tamén é ben certo que ese topónimo, por súa vez, lle vén dado pola relación existente con algún liñar ou linhar (linnar, en grafía máis enxebre) que é un tipo de terreo no que se bota (sementa) liño/linho, vexetal que en tempos non moi remotos era fundamental para a elaboración da roupa e, en consecuencia, o feito de o sementar era bastante corrente.
Transmito-vos a miña admiración polo voso traballo. Recibide un afectuoso abrazo.
Gostaria de saber a origem e o significado de uma rua chamada Rua das Andrezas, no Porto.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações