Regência de jurar
Na frase «Jurou pela alma da mãe que não tornaria à bebida», qual a função sintática de «pela alma da mãe»?Obrigado.
Próclise e ênclise, outra vez
Prezados, do ponto de vista gramatical, estaria correto dizer «nos colocamos à sua disposição (...)», ou melhor seria dizer «colocamo-nos à sua disposição (...)».
Desde já, agradeço a ajuda.
Fazer enquanto verbo-suporte
Quais as situações em que se usa o verbo fazer como verbo-suporte?
Elipse em perífrase
Na frase «Nós a estudar, e eles a brincar», a função sintáctica de «a estudar» e «a brincar» é a de 1) Predicados de duas orações (coordenadas)? ou2) Complementos circunstanciais de modo, supondo que há só uma oração sem predicado?Muito obrigada.
A locução «antes de»
«Antes de»: locução adverdial de tempo ou locução subordinativa temporal?1. Ele chegou antes de mim.2. Fiz o jantar, antes de ele chegar. Nos exemplos supracitados, a que classe pertence a locução «antes de»?Muito obrigada.
«Audiência de...» e «audiência com...»
Qual destas duas formas tem a estrutura correcta?1 – «Audiência do Presidente da República (a Fulano).»2 – «Audiência com o Presidente da República (de Fulano).»Grato.
Deliberar + indicativo e conjuntivo
Surgiu-me uma dúvida numa construção:
«Foi deliberado que a Associação não se fará representar.»
«Foi deliberado que a Associação não se faça representar.»
Podem estar ambas correctas? Ou só uma é que é válida?
Obrigada.
Três regras para distinguir o por que do porque
Ao contrário do que aqui, no Ciberdúvidas se recomenda, tenho lido frequentemente, tanto nos jornais como até, nas legendas/traduções de filmes e séries, o por que separado interrogativas directas. Ainda há dias, lia-se esta chamada na primeira página do jornal Público: «Por que preferem as novelas portuguesas?»
Gostava de ver esta questão de novo esclarecida.
Muito obrigado.
Concordância com diferentes valores de nós
Na seguinte frase: «Passamos boa parte de nossas vidas procurando um grande amor. Aquele que nos fará feliz e nos completará plenamente...», a palavra feliz deve ficar no singular ou no plural?
Obrigado e um forte abraço.
Belém (Brasil)
Gostaria de saber se o verso em destaque de minha música «Na Bandeira Nacional brilhas Belém na primeira estrela» está correto, uma vez que tive a intenção de dizer que Belém brilha na estrela, e NÃO que Belém é aquela estrela. Minha música foi gravada e apresentada como homenagem à cidade pelos seus 391 anos, e este verso foi muito criticado por um colunista local. Gostaria de saber se meu verso está correto.
Só a título de esclarecimento, a estrela em cima da faixa «ordem e progresso» representa o Pará, por ser a última província a aderir à república.
