«Fui ao encontro do professor»
Peço encarecidamente que me façam a análise sintáctica da frase «fui ao encontro do professor». A minha dúvida reside no facto de na frase estarem implicitamente duas preposições que podem servir de introdutores do complemento indirecto.
A sintaxe de erguer
Gostaria de saber se posso admitir o verbo erguer como transitivo direto e indireto no seguinte caso: «O homem ergueu as mãos à cabeça.» Já pesquisei em diversas fontes, e quase todos admitem o verbo apenas como transitivo direto: «Ergueu a espada» ou «Ergueu as mãos». Se houver a possibilidade, pediria que citassem a fonte de onde for retirada a resposta.
Obrigada.
A sintaxe de verificação
Gostaria de saber qual a forma correta para escrever a frase abaixo e o porquê.
1 — «Verificação da conformidade dos valores...»
2 — «Verificação se os valores estão em conformidade...»
Sempre discuto com meu colega de trabalho que a forma 2 está errada.
«É claro que não»
Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na frase «É claro que não», a palavra claro é um advérbio ou um adjectivo?Obrigada.
O complemento «com a régua»
Venho solicitar-vos ajuda para a designação do complemento «com a régua» na frase «Entrou com a régua na mão». De acordo com a TLEBS, entretanto suspensa, parece-me ser um modificador preposicional, mas tendo em atenção a gramática tradicional, que é a que, agora, preciso de esclarecer, não consigo atribuir classificação ao complemento circunstancial que representa (Será de modo?! Não me parece).
Grato pela atenção.
A preposição em «... alteração do contrato-programa»
Qual a forma correta? «Proposta de alteração ao contrato-programa», ou «proposta de alteração do contrato-programa»?
«Até porque»
Eu gostaria de saber se a expressão «até porque» está correta dentro das regras gramaticais da língua portuguesa. E se não estiver, o porquê.
«Se eu fosse tu» e «se eu fosse a ti»
«Se eu fosse tu», ou «Se eu fosse a ti»?Sou brasileiro e nunca tinha ouvido a segunda forma antes de vir morar em Lisboa. Percebi que essa forma é muito comum aqui. Para mim, acredito que seja a primeira forma mais certa, baseado em casos como: «Se eu fosse você», «Se eu fosse ele», «Se eu fosse eu». Assim, gostaria de saber realmente qual delas é a correcta.Obrigado.
Diferença entre preposição e conjunção
Qual a diferença entre preposição e conjunção?
A palavra pletora
Gostava saber como é que se usa a palavra pletora no sentido de «abundância». Em concreto, queria saber se necessita de uma preposição, ou se funciona só.
A parte da frase problemática é a seguinte:
«Oferecer-lhe pletora bebidas espirituosas.»
Agradeço desde já pela resposta.
