Mais e oração adverbial comparativa
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        Qual é a função sintática da expressão «que o normal» no período «Este ano não teve mais desastres que o normal»?
Todo grau comparativo do adjetivo pode ser considerado, num período, uma oração subordinada adverbial comparativa?
                                    
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            «Metade de homem montado/montada em metade de cavalo»
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        Como está correcto, «Metade-de-homem montado em metade-de-cavalo», ou «Metade-de-homem montada em metade-de-cavalo»?
Obrigada!
                                    
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            Regência do substantivo proposta
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        Gostava que me dissessem qual a frase mais correcta:
«Proposta de aprovação do protocolo» ou «Proposta para aprovação de protocolo.»
«Proposta de rectificação da transferência» ou «Proposta para rectificação da transferência».
Obrigada.
                                    
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            «Possuir 20 exércitos...»
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        «Possuir 20 exércitos em Nova Iorque e no Japão.»
Eu acho que essa frase é ambígua, porque não diz se são 20 exércitos em cada país ou se são 20 no total. Estou certa?
Obrigada!
                                    
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            A falta de concordância do adjectivo com verbos e pronomes
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        Leio, em Saber Escrever Uma Tese e Outros Textos, de Edite Estrela, Maria Almira Soares e Maria José Leitão: «A pessoa do discurso geralmente utilizada nos trabalhos científicos é a 1.ª pessoa do plural (nós) dos verbos e pronomes. (...) O adjectivo, porém, mantém-se no singular e no género da pessoa que optou por usar o plural de modéstia (nós).Ex.: Passaremos, agora, ao segundo aspecto desta questão, sobre a qual estamos amplamente documentada.»
Confesso que esta falta de concordância do adjectivo me faz alguma impressão, mas o que mais me preocupa é a possível reacção de um júri perante uma tese que respeite esta regra e que não esteja minimamente alertado para ela (note-se que nem todas as teses versam temas de linguística!). Como poderá um candidato, ao elaborar a sua tese, proteger-se disto? Por outras palavras, haverá alguma forma de assegurar a um júri que a tese foi elaborada segundo regras correctas embora claramente violadoras das regras gramaticais comuns?
                                    
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            Orações subordinadas substantivas subjectiva e predicativa
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        Como identificar se uma oração é subordinada substantiva subjetiva ou predicativa? Muito por favor, sejam minuciosos, porque, pra mim, não há diferença alguma em dizer que «É fato que todos estudam» a oração seja subordinada substantiva subjetiva, ou seja, «Isto [que todos estudam (sujeito)] é fato» de «Fato (substantivo, logo núcleo do sujeito) é [que todos estudam] (predicativo)». Ajudem-me! Mui grato.
                                    
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            «Não guardo rancor de/a ninguém»
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        «Não guardo rancor de ninguém», ou «não guardo rancor a ninguém»?
Obrigada!
                                    
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            Relação c-comando
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        O que é a relação de c-comando?
Ex.: «As Donkey Sentences são um tipo de estrutura em que não existe relação de c-comando entre o antecedente e o pronome.»
Obrigada.
                                    
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            «Independência sintáctica da frase»
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        Expliquem-me, por favor, o que se entende por «independência sintáctica da frase».
                                    
                                    
                                    
                                    
                                        
                                            Aplicar pontuação em «Não esquece que no sábado tem a festa da Carol»
                                        
                                    
                                    
                                    
                                        Minha nora me enviou uma mensagem desta maneira:
«Ahh não esquece que no sábado tem a festa da Carol.»
Como estávamos marcando algo para o final de semana, entendi como uma negativa, tipo para esquecer tudo, pois havia a festa da Carol, só que na verdade ela estava só colocando para que eu não esquecesse da festa no sábado, eu disse então que ficaria mais claro se colocasse desta forma («Ahh, não esquece que no sábado, tem a festa da Carol.») Eu acho até que esteja faltando mais alguma coisa na primeira frase para que fique bem compreendida.
O que você acha?
                                    
                                    
                                    
                                    