Modificador e complemento oblíquo
Depois de imensa pesquisa, continuo com dúvidas sobre a análise sintática da frase «Esta instrução prepara-me adequadamente para o século XXI». Qual é o predicado? «Adequadamente» e «para o século XXI» são ambos modificadores? Ou «para o século XXI» é um complemento oblíquo?
Papironga, sesgo, solfejar e zigomautauricular
Gostava de saber o significado das seguintes palavras: papironga; sesgo; solfejar e zigomautauricular.
Sobre o tratamento para a realeza
Tenho visto várias vezes em livros o uso do tratamento tu para a realeza. Gostaria de saber se é errado, ou se é possível utilizar esta forma de tratamento em vez vós.
O uso do advérbio algures
Utiliza-se frequentemente a palavra algures para identificar acontecimentos no tempo, como, por exemplo, em expressões do género “algures no ano passado”, “algures em Junho” ou “algures no Verão”.
Todos os dicionários que consultei apontam para que a palavra algures apenas deva ser utilizada como referência a um determinado espaço.
Já que existem outras palavras utilizadas indiscriminadamente no âmbito das duas dimensões, espaço e tempo, altura («a determinada altura») ou passo («passo a passo»), por exemplo, seria incorrecto utilizar algures nos contextos acima referidos?
Que alternativas igualmente práticas me podem sugerir?
Regências de verbos e de nomes
Prezados senhores, gostaria que me esclarecessem as seguintes dúvidas:
Já li: «lançar um olhar restrospectivo para» e «lançar um olhar restrospectivo a». Qual das duas é correta? O mesmo em relação a: «entre o período de 6 a 9 de setembro» ou «entre o período de 6 e 9 de setembro». Qual das duas é a correta?
Por vezes, tenho lido esta expressão para designar o começo de algo: «Dar os primeiros passos de existência.» É correto o emprego desta expressão? Caso o seja, diz-se «da existência», ou «na existência»?
Meu muito sincero obrigado
Sobre a flexão de emissor e recetor
Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: as palavras emissor e recetor têm feminino? Poderei dizer: «Anne Frank é a emissora, e a sua amiga é a recetora»? Normalmente, utiliza-se emissora como «emissora de rádio»...
Obrigada.
«Fiambre da perna extra»
Será que este porco tinha uma perna a mais, a extra, de onde se tirou o fiambre? Será alguma raça de porcos que eu não conheço? Serão porcos transgénicos? Recentemente passou na televisão um anúncio sobre este tipo de fiambre em que explicavam os cuidados extra que tinham com a produção deste fiambre, obtendo-se assim um produto de qualidade superior a que chamaram «fiambre extra». Fiquei muito mais descansada por saber que extra era a qualidade do fiambre e não a perna do porco, porque, da forma como é dito, imagens de porcos com cinco pernas surgem imediatamente na minha imaginação… e não são imagens bonitas! Qual é então a forma correcta: «fiambre da perna extra», ou «fiambre extra da perna»?
Regulador e regulamentador
Gostaria de saber se «agência reguladora» e «agência regulamentadora» são expressões sinónimas ou se há diferenças no seu uso. Creio que tem havido uma grande confusão em Portugal no uso destas expressões, assim como no uso dos verbos regular e regulamentar.
Diferença entre ás, às e hás
Qual a diferença entre ás (nome) e ás (verbo haver)?
Designação do local de venda de rifas
Podem dizer-me como se chama um local onde se vende/sorteia rifas? Seja num espaço próprio, seja em banca.
