Como é que se chama, em português, a principal língua do Afeganistão?
Costumo ver grafado em inglês «Pashto» ou «Pushtu». Segundo um americano que eu conheci, e que viveu um ano no Afeganistão, pronuncia-se na língua própria o que em português corresponderia a «pâ-chtô» (acentuado na última sílaba).
“Museuzinho” ou “museusinho”? Ou seja, é com z ou com s?
Obrigada.
O Banco de Portugal e o Banco Central Europeu (BCE) utilizam a palavra "Eurosistema" para designar o conjunto dos bancos centrais da área do Euro (Banco de Portugal, Banco de España, Banque de France, Trapeza te Ellada, Banque Nationale de Belgique, etc.) mais o BCE. A expressão foi criada para distinguir do Sistema Europeu de Bancos Centrais (SEBC) que integra também os outros bancos centrais da UE que não têm o Euro como moeda nacional.
Pergunta: Eurosistema é palavra bem formada (euro+sistema)? Não seria preferível Eurossistema ou Euro-sistema? Devo ler /euro sistema/ ou /eurozistema/?
No caso dos peixes que têm caudal bifurcada é usual em biologia medir-se o comprimento total dos indivíduos não nas pontas mas na zona onde a cauda se bifurca. Em inglês designamos este comprimento como "fork lenght”. Em português não encontro a palavra. Estará correcto dizer-se comprimento "furcal" ou será comprimento "forcal".
Obrigado.
Fui informada de que çairé (uma festa do folclore da Amazônia) seria a única palavra que começa com a letra "ç" na língua portuguesa. Também me informaram de que se perguntassem no vestibular: «Qual a única palavra que começa com a letra "ç" na lingua portuguesa?», eu deveria responder çairé. Eu discordei e virou um bate-boca sem fim. Acho que çairé não faz parte da língua portuguesa e é apenas um nome próprio dado a uma manifestação folclórica de origem indígena. Por favor, não me deixe nessa dúvida!
Obrigada.
Em português, escreve-se “bólus” ou “bolus?”
Já procurei em alguns dicionários e não encontrei qualquer um dos termos. No entanto, em enciclopédias em inglês encontra-se o termo "bolus" com o significado que lhe conheço e que aplico na prática de enfermagem.
Transcrevendo:
«bo•lus (bls)
n. pl. bo•lus•es
1. A round mass: "A dense bolus of trapped dolphins fills the frame" Kenneth Browser.
2. a. A single, relatively large quantity of a substance, such as a dose of a drug, intended for therapeutic use and taken orally.
b. A concentrated mass of a substance administered intravenously for diagnostic or therapeutic purposes.
3. A soft mass of chewed food within the mouth or alimentary canal.»
In http://www.thefreedictionary.com/bolus
Por que «sub-» às vezes fica separado e outras não? Ex: «su-bli-me» e «sub-li-nhar». E outra: quando vem seguido de vogal separa-se dela ou não?
Ex: «sub-a-lu-gar» e «su-bor-di-nar».
Enfim, tenho dúvidas acerca do prefixo «sub-» com «l» e com vogais.
Porque é que a palavra "anomalia" não tem “r” quando "normal", "anormal", "anormalidade" têm?
Deve escrever-se “piaçaba” com “c” cedilhado e não com dois “ss”, porquê?
Ultimamente tenho-me deparado com a escrita e dicção de "losângulo" em vez de «losango», que sempre achei ser a designação correcta da figura geométrica. Foi assim que a aprendi.
Agradecia o esclarecimento, pois não me apercebi de nada que justificasse essa mudança.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações