Reminiscências e recordações
As expressões «Reminiscências do passado» e «Recordações do passado» são pleonasmos?
«Até porque»
Eu gostaria de saber se a expressão «até porque» está correta dentro das regras gramaticais da língua portuguesa. E se não estiver, o porquê.
A impossibilidade de «muito idêntico»
Surgiu-me a dúvida se é correcta a utilizção de «muito idêntico». Idêntico é sinónimo de semelhante ou de parecido. Não me parece incorrecto dizer «muito semelhante» ou «muito parecido», mas já tenho algumas dúvidas quanto a «muito idêntico». Agradecia esclarecimento.
Obrigado.
«Uma péssima caligrafia»
Embora saibamos que o termo caligrafia quer dizer «bela escrita», é correto, na língua culta, a frase: «ele tem uma péssima caligrafia»?
«Se eu fosse tu» e «se eu fosse a ti»
«Se eu fosse tu», ou «Se eu fosse a ti»?Sou brasileiro e nunca tinha ouvido a segunda forma antes de vir morar em Lisboa. Percebi que essa forma é muito comum aqui. Para mim, acredito que seja a primeira forma mais certa, baseado em casos como: «Se eu fosse você», «Se eu fosse ele», «Se eu fosse eu». Assim, gostaria de saber realmente qual delas é a correcta.Obrigado.
«Era uma vez...»
Gostaria de saber como se classifica morfologicamente «era uma vez...»
Obrigada!
A palavra pletora
Gostava saber como é que se usa a palavra pletora no sentido de «abundância». Em concreto, queria saber se necessita de uma preposição, ou se funciona só.
A parte da frase problemática é a seguinte:
«Oferecer-lhe pletora bebidas espirituosas.»
Agradeço desde já pela resposta.
A palavra absolutamente empregada como negativa
Gostaria de saber se o uso da palavra absolutamente empregada como negativa (a um questionamento) é correto e se corresponde à norma culta. Ex.:
– Você vai almoçar conosco hoje?
– Absolutamente.
Sobre «tomada de vez», novamente
Numa interacção diádica, cada parceiro de interacção tem a sua vez. No entanto, a construção de frases com o substantivo vez dá origem a orações algo peculiares. Por exemplo, se eu contabilizar o número de vezes de cada interacção, é mais correcto dizer «uma interacção constituída por quatro vezes» ou posso utilizar alternativas como «uma interacção constituída por quatro tomadas de vez»? Agradeço imenso a vossa atenção.
Manuseação, manuseio e manuseamento
Gostaria que me tirassem a seguinte dúvida (e que me esclarecessem): Qual destas duas palavras, manuseio ou manuseamento, é mais correcto empregar na seguinte frase: «(...) alguns alunos ainda não apresentam grande desenvoltura no manuseio da tesoura»?
