DÚVIDAS

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Textos publicados pela autora

O nosso idioma

Onde, por vezes, não se recomenda...

O relativo onde é, muitas vezes, usado incorrectamente, dando origem a um erro sintáctico que passa despercebido aos olhos menos atentos. As frases seguintes contêm exemplos deste erro tão comum:1 – *«Este foi o jogo onde a nossa equipa obteve melhores resultados.»2 – *«Ninguém faltou à reunião onde se aprovou o novo regulamento.»3 – *«O negócio onde se envolveram foi pouco lucrativo.»Onde </s......

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As regências de conectar e conexão

Pergunta: Gostaria de saber se está correcto dizer-se «conectar/conexão à Internet». Ou deve dizer-se «conectar/conexão com (a) Internet»? Obrigado.Resposta: Diversas obras de referência, nomeadamente o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, referem que o verbo conectar admite as duas preposições: «conectar a» ou «conectar com». Por conseguinte, será igualmente correcto dizer: «Conectar/conexão à Internet» ou «Conectar/conexão com a Internet»....

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Substantivos concretos e abstractos: faina e intrusão

Pergunta: Considera-se faina e intrusão nomes concretos ou abstractos? Como ambos se referem a algo que se pode ver, daí a minha dúvida. faina = «ocupação, trabalho»; intrusão = «chegada inoportuna». Aguardo a resposta. Muito obrigada.Resposta: Nomes concretos são nomes que designam entidades do mundo físico, que se podem observar e tocar: pessoas, animais, objectos e lugares. Nomes abstractos, pelo contrário, são nomes que designam realidades imateriais, como conceitos, qualidades, sentimentos, acções,...

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Complemento oblíquo em «andar ao peditório»

Pergunta: Sei que não andamos ao peditório, no sentido literal da expressão. Neste enunciado, nós temos um argumento interno e um argumento externo. O verbo foi empregado no sentido metafórico. Qual seria a função sintáctica do argumento «ao peditório» no enunciado «O José andou ao peditório»? Sou da opinião que o verbo está no sentido metafórico (tropo), logo o argumento interno recebe a função sintáctica de complemento circunstancial de modo. O modo como viveu. Para alguns professores da Língua Portuguesa, esse...
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