Rui Gouveia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Rui Gouveia
Rui Gouveia
28K

Rui Gouveia é revisor de imprensa.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Quase tudo sobre a colocação dos pronomes átonos.

Resposta:

Transcreve-se aqui (com excepção dos exemplos do primeiro ponto, que foram adaptados ao exemplo da consulente) o que diz a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, a respeito da colocação dos pronomes átonos:
«1. Em relação ao verbo, o pronome átono pode estar:
a) Enclítico, isto é, depois dele:
Recomendamos-lhe.
b) Proclítico, isto é, antes dele:
Nós lhe recomendamos.
c) Mesoclítico, ou seja, no meio dele, colocação que só é possível com formas do futuro do presente ou do futuro do pretérito:
Recomendar-lhe-emos.
Recomendar-lhe-íamos.

2. Sendo o pronome átono objecto directo ou indirecto do verbo, a sua posição lógica, normal, é a ênclise:
Agarraram-na conseguindo, a muito custo, arrastá-la do quarto.
Na segunda-feira, ao ir ao Morenal, parecera-lhe sentir pelas costas risinhos a escarnecê-la.

Há, porém, casos em que, na língua culta, se evita ou se pode evitar essa colocação, sendo por vezes divergentes neste aspecto a norma portuguesa e a brasileira.
Procuraremos, assim, distinguir os casos de próclise que representam a norma geral do idioma dos que são optativos e, ambos, daqueles em que se observa uma divergência de normas entre as variantes europeia e americana da língua.

Regras gerais:
I Com um só verbo.
1.º) Quando o verbo está no futuro do presente ou no futuro do pretérito, dá-se tão-somente a próclise ou a mesóclise do pronome:
Eu me calarei.
Eu me calaria.
Calar-me-ei.
Calar-me-ia. <...

Pergunta:

Qual a diferença entre as frases «O arguido agiu sem intenção» e «O arguido agiu sem intencionalidade»?

Obrigada.

Resposta:

Embora intenção1. intento; propósito; desígnio; 2. desejo; 3. FILOSOFIA (fenomenologia) aplicação do espírito a um objecto de conhecimento] não signifique bem a mesma coisa que intencionalidade1. carácter do que é de ordem representativa ou moral; 2. qualidade de intencional»), as frases que a consulente apresenta vão dar ao mesmo.

Pergunta:

Qual o significado de “logopatia”?

Resposta:

Diz-nos o Dicionário Houaiss que logopatia é «qualquer distúrbio da linguagem, resultante de degeneração do sistema nervoso central».

Pergunta:

Como se chamam palavras que se dizem da mesma maneira mas que se escrevem da mesma maneira?

Resposta:

Não sei se percebi a pergunta, mas posso adiantar o seguinte:

Diz-se que são homónimas as palavras que se escrevem da mesma maneira, se dizem da mesma maneira, mas têm significados diferentes. Por exemplo: «Ele está são e salvo»; «São Jorge matou o dragão.»

Diz-se que são homógrafas as palavras que se escrevem da mesma maneira, mesmo que tenham pronúncia e significado diferentes. Por exemplo: «Entre marido e mulher não se mete a colher»; «Vais colher os ventos da tempestade que semeaste».

Diz-se que são homófonas as palavras que se pronunciam da mesma forma, apesar de se escreverem de maneira diferente e de terem significados diferentes. Por exemplo: «O sapateiro fez um bom conserto»; «A orquestra deu um óptimo concerto».

Pergunta:

Gostaria de saber qual o sentido da palavra "tedesco" – de "proporcionalidade tedesco".

Resposta:

Tedesco (ou tudesco) é um adjectivo/adjetivo que significa «alemão; germano; germânico; relativo aos antigos alemães». Como substantivo, significa «a língua alemã». No excerto que apresenta, o adjectivo deveria concordar em género/género (o feminino) com proporcionalidade, mas nem assim, sem um contexto que nos possa ajudar, conseguimos perceber a expressão. «De proporcionalidade alemã»...?