Pergunta:
Porquê «estar anexo», e não «estar anexado»?
Resposta:
Pode dizer «está anexo» e «está anexado». Como adjetivo, usa-se anexo associado a um substantivo («documento anexo») ou aos verbos estar ou ficar («o documento está/fica anexo a esta carta»). A forma anexado é o particípio passado de anexar e usa-se em tempos compostos e na voz passiva (incluindo a que exprime resultado, construída com estar – «este país foi/está anexado pela potência vizinha»).
Sobre os usos de anexo e anexado, diz Maria Helena de Moura Neves, no Guia de Uso do Português (São Paulo, Editora UNESP, 2003):
«1. Anexado é o particípio do verbo anexar, usado tanto com os auxiliares ter e haver como com os verbos ser e estar ♦ Ela não trabalha, vive de rendas e tinha ANEXADO escrituras de seus móveis [...]. ♦ No final de agosto, o consulado foi fechado por ordem das autoridades soviéticas, que haviam ANEXADO a Lituânia. [...] ♦ Requerimento do Sr. Joaquim Coutinho Marques foi ANEXADO a outro idêntico, que tramita nas Comissões da Câmara [...]. ♦ [...] estão ANEXADAS ao processo declarações de peritos no assunto [...].
2. Anexo é adjetivo, e, portanto, varia para fazer concordância com o substantivo a que se refere. ♦ Mande sua resposta em três vias, [...] num envelope ANEXO [...]»
Note-se que, nas aceções de «apenso» e «correlacionado», se usa o adjetivo anexo, mesmo com o verbo estar: «Este é o documento (que está) anexo à carta.» Não obstante, seguindo a descrição de Moura Neves, aqui citada, é também possível d...