Pergunta:
Agradecia que me esclarecessem se se diz «uma das razões pelas quais» ou «uma das razões pela qual». Esta é uma estrutura equivalente a: «uma das alunas que foram à visita...», em que o verbo ir tem de ir para o plural, para concordar com o pronome relativo que, cujo referente é plural? Muito obrigada pelo esclarecimento.
Resposta:
Em jeito de nota prévia, e de forma muito genérica, penso que nunca será de mais relembrar que as questões linguísticas relacionadas com a área da concordância não são evidentes nem lineares, como muito bem nota, por exemplo, Eunice Marta nesta resposta.
Dito isto, passo então a responder às questões concretas que aqui são apresentadas pela consulente. Tentarei mostrar, em primeiro lugar, a intenção comunicacional subjacente à utilização de cada uma das estruturas mencionadas. Seguirei, num segundo momento, para a análise da viabilidade — ou não — da sustentação sintáctica e semântica de umas e de outras. No primeiro excerto sugerido, «uma das razões pelas quais», o sujeito que o enuncia pretenderá salientar, dentre várias, uma razão muito concreta que justifique, por exemplo, uma determinada acção. Ex.: «Uma das razões pelas quais eu desisti da viagem teve que ver com a falta de dinheiro», ou «Uma das razões pela qual eu desisti da viagem teve que ver com a falta de dinheiro». Sendo assim, vejamos: no primeiro caso, a expressão «pelas quais» encontra-se intimamente relacionada com o nome plural razões, isto é, «pelas quais» especifica, ou explicita, o universo de «razões» de que se está a falar (neste caso, das que levaram à desistência da viagem). Posteriormente, é seleccionada, de dentro do referido universo de «razões», «a razão» que se pretende salientar, facto que fica desde logo claro, no início do excerto, com a utilização da palavra uma. No segundo caso, «pela qual» estará, em primeiro lugar, associada à palavra singular uma, e não a razões. Neste contexto, pretender-se-á destacar não tanto o facto ...